Acupuntura: mais eficaz que analgésicos

Estudos comprovam que utilização da acupuntura no tratamento da dor de cabeça crônica tem se mostrado mais eficaz do que o uso de medicamentos.

Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com

Dos cerca de 4.000 pacientes com quadro de dor de cabeça, 62% dos que se trataram com acupuntura afirmaram que tiveram melhora; dos pacientes que utilizaram medicamentos 45% disseram-se aliviados.
O responsável pelo Departamento Científico de Cefaléia da Academia Brasileira de Neurologia, Elder Machado Sarmento, critica o uso abusivo de analgésicos para tratamento de vários tipos de dor. Ele alerta que o uso constante de remédios agride a mucosa gástrica, o que pode piorar o quadro da dor.

A acupuntura se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos, – meridianos ou canais de energia –, passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.
“Esses pontos são nervos que provocam sensações, ao serem acionados eles liberam endorfina que alivia a dor”, explica a dra. Juliana Luiz Shiaoi, que atua em Joinville há quinze anos.

Existem cerca de 2 mil pontos de acupuntura que estão distribuídos pelos meridianos do corpo. “A idéia por trás da acupuntura é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão alivia obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo”, afirma a especialista.
De acordo com Juliana, cerca de 90% das doenças são tratadas com o uso desta técnica milenar. “Atualmente tratamos muitos casos de depressão, ansiedade, fatores originários de muitas doenças tais como gastrite, enxaquecas, entre outras doenças”, relata.

Agora a própria medicina ocidental reconhece o valor da acupuntura no estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) liberando compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios.

As evidências sobre a técnica milenar


Até o momento, as pesquisas sobre acupuntura misturam-se, mas vários estudos indicam que ela é eficaz para o tratamento de certos problemas. Veja alguns dos destaques da pesquisa até agora.

Osteoartrose. Um estudo de 2004, presente nos “Anais de Medicina Interna”, descobriu que a acupuntura reduzia a dor e melhorava o funcionamento, de forma significativa, em pessoas com osteoartrose do joelho que não encontravam auxílio na medicina convencional. Esse estudo incluiu 294 pacientes com osteoartrose crônica. Após oito semanas, os participantes que receberam acupuntura relataram uma diminuição da dor no joelho afetado, em relação àqueles que não receberam o tratamento.

Fibromialgia. Um estudo de 2006 da Mayo Clinic, realizado com 50 pacientes, descobriu que a acupuntura melhorou significativamente os sintomas da fibromialgia, um problema que causa dor muscular, fadiga e rigidez nas articulações.

Náusea induzida pela quimioterapia. Um estudo de 2000, publicado no “Journal of the American Medical Association” (Publicação da Associação Médica Americana), descobriu que a eletroacupuntura, em conjunto com um medicamento antináusea, reduzia a náusea e vômitos causados pela quimioterapia melhor do que o medicamento usado isoladamente. Esse estudo incluiu 104 mulheres com câncer de mama que receberam quimioterapia em altas doses. As mulheres no grupo de eletroacupuntura representaram somente um terço dos casos de vômitos em relação àquelas do grupo que recebeu somente a medicação. Uma análise prévia de 11 estudos também mostrou que a acupuntura é eficaz para náusea relacionada à quimioterapia, além de cirurgias e gravidez.

Fertilização in vitro. Três estudos realizados em 2006 e publicados no “Fertility and Sterility Journal” (Publicação sobre fertilidade e esterilidade) sugeriram que a acupuntura pode auxiliar mulheres que estão passando por procedimento de fertilização in vitro. Quando as mulheres receberam acupuntura antes e depois da transferência de embrião, tinham uma probabilidade de engravidar de 8 a 18% maior do que as mulheres que passaram por acupuntura simulada (mais detalhes abaixo) ou que não passaram por nenhum tipo de tratamento. Único sinal de alerta: um dos estudos descobriu que mulheres que passaram por sessões de acupuntura tinham uma probabilidade um pouco maior de ter abortos espontâneos.

Problemas de controle de bexiga. Um relatório, na edição de julho de 2005, da Obstetrics Gynecology (Obstetrícia e Ginecologia) descobriu que a acupuntura pode aliviar problemas de bexiga hiperativa. Em um grupo com 74 mulheres, aquelas que foram tratadas com acupuntura para controle de bexiga fizeram 30% menos idas urgentes ao banheiro, em comparação com apenas 3% entre o grupo que recebeu acupuntura simulada.

Nenhum comentário: