Corpo de Bombeiros Voluntários forma nova turma de mergulhadores

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville concluiu durante essa semana mais um curso de formação de mergulhadores, com o objetivo de preparar profissionais para atuarem na temporada 2008/2009.

Conforme o comandante operacional Heitor Ribeiro Filho, a atividade acontece regularmente no período que antecede a temporada de veraneio, em função principalmente da procura por inúmeros locais de banho no interior do município e região. “Embora Joinville não possua praias, faz-se necessário a formação de profissionais que possam atuar na prevenção de acidentes aquáticos, assim como nas ações de salvamento e resgate em situações extremas“, observa Heitor.

O curso para formação de Mergulhador Autônomo de Resgate contou este ano com uma turma de 13 participantes, que recebem 40 horas de formação entre teoria e prática. Na primeira etapa do curso, o aluno recebe aulas de fisiologia do mergulho, tabela de descompressão, sinais para a comunicação e outras formas de sinalizações (como bandeiras) que são usadas internacionalmente pela atividade, e por fim conhece os equipamentos e as técnicas de resgate subaquáticas.

Após esta etapa, os alunos passam a mergulhar em condições de visibilidade boa (como piscina) com o intuito de se familiarizarem com os equipamentos e posteriormente em situações mais extremas, como rios (com água de baixa visibilidade "escura") e finalmente no mar. Após passar por todas as etapas o bombeiro é classificado como mergulhador, estando apto a atuar na atividade realizando estágios operacionais ao lado de mergulhadores mais experientes.

Ao lado da formação de mergulhadores, os bombeiros voluntários participam do trabalho de orientação a banhistas que procuram opções de banhos em rios, ribeirões e córregos. O trabalho acontece aos finais de semana com o objetivo de repassar informações a quem troca as praias pelas águas de rios e que muitas vezes desconhece alguns cuidados necessários para que a diversão não se transforme em tragédia.

Nenhum comentário: