Em 2040, Brasil terá 55 milhões de idosos

Novas políticas de proteção social, investimento público e financiamento serão temas cada vez mais presentes; idosos serão 27% da população e terão um peso decisivo nas futuras eleições

O livro “Envelhecimento e Depedência: Desafios para a Organização da Proteção Social”, resultado de um trabalho de quatro pesquisadoras do Ipea, aponta que a população brasileira envelhece rapidamente, e que o país terá 55.555.895 de pessoas com mais de 60 em 2040, destas 13 milhões de pessoas com mais de 80 anos.
O trabalho foi publicado na série estudos do Ministério da Previdência e é fruto de uma parceria de estudos entre o Ipea e o ministério.
“Além da questão da cidadania e da manutenção dos avanços na proteção social desde a Constituição de 1988, precisamos aprofundar os estudos e o planejamento de uma série de novas políticas para o idoso”, disse o secretário de políticas do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer, durante o lançamento.

Questionado sobre o financiamento da Previdência, Schwarzer não descartou o investimento de parte das riqueza do petróleo extraído do pré-sal. “É um fator potencialmente possível, se existir. Mas como ainda não existe, devemos pensar outros fatores. Quando [o petróleo do pré-sal] existir, imagino que pode sim financiar elementos redistributivos da Previdência”, completou.
“Eu sou até mais otimista que o secretário”, disse o diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro. “Pelos estudos que tenho visto, discutido e acompanhado, o pré-sal será uma realidade, e a sociedade brasileira deve sim discutir como parte dessa riqueza pode financiar políticas públicas universais, como educação e previdência”, declarou o diretor.

Nenhum comentário: