Joinville recebe mais uma unidade infantil




O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Iraci Schmidlin, noJarivatuba, foi inaugurado nesta sexta-feira (5) com a presença deautoridades e da filha da homenageada, também professora, ElaineSchmidlin. Estão matriculadas na unidade 200 crianças, mas esse número iráaumentar em fevereiro com a procura pelas vagas.

O prefeito Marco Tebaldi enfatizou a importância dessa obra para acomunidade e destacou que mais unidades serão entregues nos próximos dias.“Ainda estamos construindo mais cinco CEIs como esse e outras quatro escolas. Juntos mais de cinco mil vagas para a educação da cidade”,enfatizou.

Foram investidos pelo governo do município 1 milhão de reais na obra doCEI que possui mais de mil metros quadrados de área construída. São quatrosalas de atividades com banheiro exclusivo; quatro salas e dois conjuntosde sanitários; um berçário e um maternal com sala de estimulação,lactário, higiene e solário. Quatro salas de atividades com banheiroexclusivo, quatro salas e dois conjuntos de sanitários. Também possui áreade lazer completa com playground e pátio coberto.

O CEI começa a atender no dia cinco de fevereiro com 40 funcionáriosefetivos e contratados que compõem a equipe administrativa/pedagógica. Iraci Schmidlin nasceu em junho de 1930, em Florianópolis, Mudou-se paraJoinville na década de 50, onde exerceu a docência no antigo Sesi. Sempreprofessora, trabalhou no Colégio Celso Ramos por muitos anos atuando emdiversos níveis. Na década de 60 obteve diploma de mestre pela PUC do Rio Grande do Sul. Emseguida entrou no quadro docente da Udesc.

Por três gestões foi secretáriade Educação de Joinville nos governos de Harald Karmann, Wittich Freitag e Nilson Bender. À frente da secretaria estruturou o plano de cargos esalários dos professores, construiu escolas e inaugurou a Escola de ArtesVictor Kursancew, hoje denominada galeria de arte; Museu do Sambaqui;Arquivo Histórico; foi promotora da primeira feira do livro da cidade. Em1970 fez parte da Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro sendo a primeira mulher à época. Faleceu em 2003 com 73 anos de vida.

Nenhum comentário: