Lula diz que é hora de reduzir juros e volta a estimular consumo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que "é hora de baixar os juros" e de reduzir os preços para estimular o consumo. Lula voltou a afirmar que o consumidor deve comprar neste Natal e não deve temer os efeitos da crise financeira.

"Se você tem um emprego, então tem um salário. Então compre o que tinha planejado comprar", afirmou. Pare Lula, os brasileiros podem estar temerosos de perder o emprego e, por isso, evitam os gastos. "Mas se o consumo cair muito pode haver desemprego. Até a publicidade dos jornais pode cair", afirmou aos jornalistas.

O presidente afirmou que a economia é "responsabilidade de todos" e que os empresários, assim como os bancos, devem diminuir os juros para evitar a queda no consumo. "Na época de dinheiro curto, as pessoas ficam escolhendo melhor os seus clientes [...] Agora os bancos estão escolhendo melhor para quem emprestar o dinheiro".

Sobre as conseqüências da crise financeira americana, Lula defendeu o Brasil e disse que a balança comercial está muito "pulverizada". Para o presidente, o problema atual está relacionado com a diminuição do crédito. "A balança comercial com os Estados Unidos é 14% e as nossas exportações são 13% do PIB e não 40% como na China. Nós estamos vivendo um problema nesse momento de crédito, o dinheiro encurtou".

Lula ironizou a falta de crédito e disse que "ninguém sabe onde está o dinheiro". "Nós não sabemos onde está, o [Nicolas] Sarkozy não sabe onde está, o [Barack] Obama também não sabe onde está. Não pode estar tudo nas Ilhas Cayman [paraíso fiscal], se não as ilhas afundariam com tantos bilhões de dólares", disse Lula que afirmou que irá fazer com que "o dinheiro apareça".

O presidente defendeu a atuação do governo na economia, mas pediu para que o consumidor "faça a sua parte". "O Estado nesse momento tem que ser o indutor e fazer com que as coisas aconteçam [...] Mas é responsabilidade de todos movimentar a economia", disse.

Mesmo com o setor em crise, Lula garantiu que é seguro o consumidor financiar a compra de um carro. "Compre as coisas que tiver que comprar. Se vai comprar uma geladeira ou televisão, faça", afirmou. O presidente argumentou que, com queda nas compras, há conseqüente redução das vendas e, portanto, da produção.

Sobre as perspectivas da economia para o próximo ano, Lula disse que o ano de 2008 "está garantido". "É só ver como está a 25 de Março, só ver como está os shoppings, o povo tá comprando", disse o presidente que apontou que no próximo ano a tendência é de melhora.

FOLHA ON LINE.

Nenhum comentário: