Na prorrogação, Inter vence o Estudiantes e conquista a Sul-Americana

O Internacional se tornou o primeiro time brasileiro a conquistar a Copa Sul-Americana ao superar o Estudiantes (ARG). A equipe fez 1 a 0 na prorrogação, com Nilmar, depois de perder por 1 a 0 no tempo regulamentar, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira, e ficou com título da competição.

Na primeira partida da decisão, o Inter tinha dado um grande passo para o triunfo. O time gaúcho venceu na semana passada em La Plata, na Argentina, por 1 a 0, mesmo atuando com um atleta a menos por boa parte do jogo.

Na campanha vitoriosa na Sul-Americana-2008, o Inter superou adversários como Boca Juniors (ARG) e Chivas (MEX), além de seu arqui-rival Grêmio.

Campeão da Libertadores em 2006, do Mundial de clubes no mesmo ano, da Recopa Sul-Americana em 2007, o time voltou a mostrar força em uma competição internacional.

Nesta temporada, o Inter se reforçou --o meia argentino D'Alessandro foi um dos que chegaram-- e também manteve atletas importantes, como Nilmar.

Na partida no estádio Beira-Rio, o técnico Tite não contou com Guiñazu, expulso na primeira partida da final, e com o zagueiro Índio, com uma contusão no tornozelo. Os substitutos foram Andrezinho e Danny Morais.

Jogo

O empate dava o título para o Inter, mas o que se viu no começo da partida foi o Inter muito mais ofensivo. Nilmar não ficava parado no centro da área. Ele se movimentou muito e abria espaços para a chegada dos meio-campistas.

Depois, o Estudiantes avançou em campo. A equipe argentina explorou principalmente as jogadas aéreas. Comandados por Verón, ex-jogador da seleção argentina, o time também trocou muitos passes no meio-campo.

Se o Inter assustou a equipe argentina com um chute forte de D'Alessandro e com uma cabeçada de Nilmar na trave, em lance anulado por estar em posição de impedimento, o Estudiantes chegou a balançar as redes, aos 32min. No entanto, o árbitro Jorge Larrionda marcou um impedimento, muito questionado pelos argentinos, e não validou o gol de Boselli.

A partida ficou muito disputada, com jogadas mais ríspidas. O equilíbrio persistiu durante a parte final do primeiro tempo.

O Inter começou a segunda etapa no ataque. A equipe tentou pressionar e complicou a saída de bola do adversário. No entanto, não conseguiu manter o ritmo.

Pelas alas do campo, o Estudiantes se adiantava e levantava as bolas na área. A defesa do Inter tentava resistir ao avanço do adversário. Mas, aos 20min, a equipe argentina abriu o placar, com Alayes, que aproveitou cruzamento e fez 1 a 0.

No Inter, Tite, que já tinha colocado Gustavo Nery no lugar de Andrezinho, tirou Alex e colocou Taison.

Com o gol, o time visitante cresceu na partida e, sem mudar de estilo, procurou ampliar a vantagem para assegurar o título. O Inter melhorou no final do jogo, mas não evitou a prorrogação.

No tempo extra, a partida continuou equilibrada. Os dois times tinham dificuldade de superar a marcação. Na segunda parte da prorrogação, o Inter aumentou a pressão e passou a sufocar o Estudiantes. Aos 9min, o Inter marcou com Nilmar, que pegou a sobra para tocar para o fundo do gol.

FOLHA ONLINE.

Nenhum comentário: