Vigilância Epidemiológica recebe notificação de 13 casos confirmados de leptospirose

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (DIVE SES SC) já recebeu a notificação de 312 casos suspeitos de leptospirose depois das enchentes em Santa Catarina.

Também foram confirmados, neste período, 13 casos de leptospirose em moradores de Guabiruba (2), Itajaí (2), Joinville (2), São José (1), Guaramirim (1), Brusque (1), Gaspar (1), Camboriú (1), Navegantes (1) e Palhoça (1). Um caso suspeito é confirmado quando o resultado do exame de laboratório se apresentar como reagente para leptospirose, e de acordo com a evolução clinica do indivíduo.

O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada em pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte. “Ao apresentar alguns destes sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, orienta Luis Antonio Silva, diretor de Vigilância Epidemiológica da SES.

Em média, os casos confirmados representam 20 a 30% do total dos casos suspeitos notificados. Para evitar a contaminação, as populações atingidas pela enchente devem evitar o contato com a água restante da enchente e a lama acumulada, pois são altamente infectantes, e na hora da limpeza usar sempre luvas e botas impermeáveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na unimed a enfermagem do pronto socorro usam pijamas,(uniformes fornecidos pela empresa)no São José,Regional,infantil acontecem o mesmo.
Por que no Hosp. Dona Helena a enfermagem usa jaléco?
O mesmo jaléco que eles auxiliam o médico drenar um abcesso totalmente infectado eles cuidam de criança e idosos imunodeprimidos.
Usam o mesmo jaléco a semana inteira....!!!!!!!!!!
Lá não Tem CCIH?(controle de infecção hospitalar.)
VC entra no hospital com uma doença e sai ferrado.