Museu Sambaqui vai acompanhar licenciamentos ambientais

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) vai acompanhar todos os licenciamentos ambientais concedidos pela Fundação de Meio Ambiente (Fundema) para obras no município.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30) durante reunião com o prefeito Carlito Merss, o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, o coordenador do museu, Gerson Machado, e o presidente da Fundema, Marcos Schoene.

Um dos objetivos da medida é a preservação arqueológica de um dos municípios com maior concentração de sambaquis no mundo. Joinville tem identificados até o momento 42 sítios arqueológicos.

Outro objetivo da aproximação entre Fundema e o museu é qualificar o processo de licenciamento ambiental do município, e com agilidade. Para isto, está prevista a ampliação do quadro de arqueólogos em mais dois profissionais, a serem contratados por concurso público. Também há a possibilidade de contratação de equipes para trabalhar em salvamentos arqueológicos.

Para o prefeito Carlito Merss, a medida é um avanço. "A cidade é complexa, e discutirmos um pouco mais antes de liberação de um licenciamento é fundamental", disse.

Também participaram da reunião o presidente da Companhia Águas de Joinville (CAJ), Atanásio Pereira Filho, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Eduardo Dalbosco, e a secretária do Gabinete do Prefeito, Marta Heinzelmann.

Prefeitura encaminha Plano Plurianual à Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Joinville entregou nesta segunda-feira (30) o Plano Plurianual (PPA) à Câmara de Vereadores. O material tem 600 páginas e foi discutido por todas as unidades da Prefeitura e com a comunidade em plenárias realizadas nos bairros Aventureiro, Paranaguamirim, Comasa e Vila Nova. O documento será debatido nesta sexta-feira (03/04), às 14 horas, em audiência pública na Câmara de Vereadores.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece ações e prioridades para os próximos quatro anos. Revisado anualmente, o PPA é um modelo de gestão por resultado que envolve planejamento, execução e avaliação simultâneos.

Como a proposta é de um processo participativo, a comunidade foi ouvida em audiências públicas. A mudança mais significativa em relação à maneira como vinha sendo feito o PPA está na ampliação do descritivo e do horizonte temporal.

Isto é, são detalhadas as etapas do programa ou projeto e indicado em que momento irá ocorrer, o que irá facilitar na avaliação do desempenho do governo.

As reivindicações feitas pelos moradores durante as plenárias e outras informações estão disponíveis no link PPA Participativo, no site da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br). O link está no lado esquerdo do site, parte inferior.

Habitação pede apoio da Polícia Civil

O Secretário da Habitação, Alsione Gomes de Oliveira Filho, visitou na tarde desta segunda-feira (30/03) o delegado regional de Joinville, Dirceu Silveira Junior.

O encontro teve por objetivo solicitar a cooperação da Polícia Civil de nossa cidade em investigações sobre líderes do movimento que tem orquestrado ocupações irregulares na cidade.

No encontro, Dirceu Silveira afirmou que em outras oportunidades, movimentos já foram identificados nesse sentido, e que, caso medidas não sejam adotadas rapidamente, nossa cidade poderá sofrer varias invasões.

Segundo o delegado Regional, é necessário que a prefeitura formalize tais pedidos através de um Boletim de Ocorrência e a formação de uma parceria entre a polícia e área social da Secretaria.

Alsione Gomes agradeceu o empenho do delegado Dirceu, e enfatizou que tanto o objetivo da Secretaria, quanto da Policia Civil, é o bem-estar da nossa comunidade, e que ações conjuntas dessas instituições, são fundamentais.

Feira do Livro de Joinville movimenta a cidade

A 6ª Feira do Livro de Joinville promete movimentar a cidade entre os dias 1º e 9 de abril. A exemplo dos anos anteriores a Feira será realizada na Praça Nereu Ramos e será aberta ao público em geral. Centenas de títulos estarão à venda a preços diferenciados, estimulando o acesso do público ao universo literário.

Quem passar pela Praça Nereu Ramos por este período também terá a oportunidade de participar de atividades culturais e conversas com autores que estarão no local autografando suas produções. Entre os grandes nomes esperados para 2009 estão Lira Neto (1º, quarta-feira), Pedro Bandeira (3, sexta-feira), Alcione Araújo (4, sábado), Isabel Cristina Hierro Parolin (6, segunda-feira), Júlio Emílio Braz (7, terça-feira) e Cristóvão Tezza (8, quarta-feira).

A 6ª Feira do Livro de Joinville é realizada pelo Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e promovida pela Fundação Cultural de Joinville (FCJ). O evento traz ainda outras atividades interessantes.

Entre elas, Contação de Histórias, Mostra de Curta-Metragem (SESC), mesas que reunirão pequenos e grandes leitores (alunos e pessoas da comunidade que se destacam pela leitura), bate-papo com autores, espaço do vestibulando, peças teatrais, sessões de autógrafos, palestras, apresentação de poemas, conversas sobre dramaturgia e confraternização literária.

A infraestrutura do evento foi melhorada. Os espaços estão mais funcionais, melhor montados e ambientados. A organização do evento espera atrair cerca de 50 mil pessoas nos nove dias de atividades.

Jovens são presos efetuando compras com documentos falsos

Dois estelionatários tiveram sua ação frustrada durante a tarde de hoje, RAFAEL SENEM de 23 anos e FABRÍCIO SCHMITT de 24 anos foram até a Loja Havan na Av. Procópio Gomes e efetuaram um cadastro com um documento de identidade e uma folha de pagamento falsos. Após isto, a dupla efetuou a compra de um notebook marca Acer, uma multifuncional HP, um teclado ABNT 2 marca Fortrek e um cabo USB. A gerência da loja desconfiou da atitude dos mesmos assim como da autenticidade dos documentos e acionou a PM. Na saída da loja os dois foram abordados por uma Guarnição PM, esta constatou que os documentos eram falsos e ainda encontrou com a dupla mais quatro faturas telefônicas falsas e três folhas de pagamento da Busscar falsas. RAFAEL SENEM e FABRÍCIO SCHMITT foram presos em flagrante e encaminhados à Central de Polícia assim como o material apreendido para providências. Um representante da loja compareceu à C.P. para prestar queixa. Até o envio deste informe a ocorrência ainda estava em andamento.

TIGRE/UNISUL PERDE MARATONA DE TRÊS HORAS

O time da Tigre/Unisul/Joinville lutou do primeiro ao último ponto, mostrou a garra e determinação que a torcida e o técnico Giovane Gávio esperavam. Se superou ponto-a-ponto, teve muita capacidade de reação, mas acabou perdendo um duelo heróico após mais de três horas de jogo frente o Santander/São Bernardo. O jogo decisivo das quartas-de-final terminou em 3 sets a 2 para os paulistas com parciais de 25/23, 24/26, 31/29, 27/29 e 15/11.

Com esse resultado, a Tigre/Unisul/Joinville encerra sua participação na Superliga Masculina 08/09. A reapresentação da equipe em Joinville está marcada para segunda-feira em horário a ser confirmado.

A equipe fez uma partida heróica com destaque especial para o oposto Anderson, de 34 anos, que foi o maior pontuador com 30 pontos e comandou uma recuperação incrível no segundo set quando a equipe perdia por 9/16. Assim como em Joinville na terça-feira, a Tigre/Unisul foi diminuindo a diferença e quando Anderson chegou no saque com 19/23 marcou quatro pontos seguidos para virar e vencer o set.

O time ganhou moral e foi para o terceiro set disposto a superar o adversário. Esteve a maior parte do tempo na frente do placar, mas o contra-ataque do Santander desequilibrou no final para fazer 2 sets a 1.

A igualdade no jogo veio em mais um set muito equilibrado e emocionante. A Tigre/Unisul mostrou maior volume de jogo, defendeu bem e abriu cinco pontos de vantagem. Não foi suficiente para definir o set, pois o Santander também se superou e igualou tudo em 23 pontos. Valeu a maior tranqüilidade catarinense para marcar 29/27 num bloqueio de Deivid.

O quinto e decisivo set foi marcado pelo maior equilíbrio da defesa paulista. Recuperando bolas importantes e errando pouco, o Santander/São Bernardo acabou fechando o jogo com a parcial de 15/11 num contra-ataque.

A Tigre/Unisul/Joinville começou o jogo com Jotinha e Anderson; Gustavão e Vini; João Paulo e Digão; e o líbero Lukinha. Entraram ainda Roca, Deivid, Faccin e Ricardinho.

JEC ENFRENTA O CRICIÚMA NA ARENA

LiMATADOR salva o JEC da derrota. Com o empate, Tricolor consegue um pontinho precioso na briga com a Chapecoense pela vaga na Série D.

50min: Termina o jogo na Arena. 1 a 1.

47min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL. Lima cobra com categoria e empata para o Tricolor no finalzinho.

46min: PEEEEEEENALTI para o JEC.

45min: Fábio Oliveira cobra a falta na mão do goleiro Márcio.

44min: OPORTUNIDADE PARA O JEC. Falta perigosa, na meia lua da grande área.

43min: JEC vai todo pra cima. A essa altura, um empate já é um bom resultado.

Na briga pela vaga na Série D, por enquanto, a Chapecoense sai na frente. Enquanto o time do Oeste empatou com o Avaí, o JEC está perdendo em casa para o Tigre.

39min: GUERREIRO EM CAMPO. Sai Juliano para a entrada de Fantick. Agora é tudo ou nada para o Tricolor.

37min: Só dá JEC. Lima tenta o chute, mas a bola desvia. Escanteio para o JEC

36min: QUAAAAAAAAAASE. Em escanteio cobrado por Valdeir, a bola chegou para Aldair que de cabeça mandou rente a trave. Boa chance do Tricolor.

35min: Tricolor tem mais 10 minutos para tentar descontar o prejuízo. Se o resultado permanecer, JEC ficará em último lugar no quadrangular final com nenhum ponto. Já o Tigre assumirá a liderança isolada com 4 pontos.

34min: Apesar de três atacantes, JEC não consegue levar perigo ao gol de Márcio. Torcida começa a ficar impaciente.

32min: AMARELADO. Atacante do Tigre Zulu, por tentar atrasar a partida.

32min: Juliano arrisca de fora, mas a bola passa longe.

30min: Valdeir cruza na área procurando Alcdair, mas o goleiro Márcio se antecipa e fica com a bola;

27min: Valdeir tenta novamente de fora da área, a bola desvia na zaga e sai pela linha de fundo.

26min: AMARELADO. Zagueiro Samuel leva cartão por falta violenta.

25min: Valdeir tenta de longe, mas nas mãos do goleiro Márcio. 1 a 0 Tigre.

24min: Só da JEC. Tricolor vai todo para frente, mas sem organização, não consegue levar perigo a meta de Márcio.

Se for mantido o resultado, será a terceira partida consecutiva em que o JEC é derrotado na Arena. Avaí e Chapecoense já venceram nos domínios do Tricolor.

21min: Juliano cruza, mas a bola sai forte e sobra fácil para o goleiro Márcio.

19min: Kempes tenta servir Michel, mas Fabiano chega antes e fica com a bola. Tigre 1 a 0.

18min: Criciúma se fecha e só sai no contra ataque. Jec pressiona buscando tirar o prejuízo.

14min: O garoto Aldair mata a bola no peito e chuta forte. A bola passa rente a meta de Márcio.

13min: QUAAAAAASE. Tigre aparece com perigo novamente. Flavinho cruza e Kempes chuta para a defesa do goleiro Fabiano.

12min: JEC pode ter perdido o seu capitão Ricardo Oliveira para o restante do quadrangular. Lesão que tirou o volante do campo foi no joelho.

11min: Gelson Silva coloca o JEC todo no ataque. Sai Claudemir e entra o atacante Fábio Oliveira. Lima, Marcelo Silva e Fábio Oliveira formam o trio de ataque do Tricolor.

10min: Valdeir cobra falta da esquerda, mas a zaga afasta. JEC tenta correr atras do prejuízo.

06min: Ricardo Oliveira se machuca no lance do gol do Criciúma. Não dá mais para ele. O garoto Aldair entra em seu lugar.

03min: GOOOOOOOOOOOOOOOlllllll. Em contra ataque rápido do Tigre, Zulu cruza na área e o atacante Kempes coloca no fundo do gol de Fabiano. 1 a 0 Criciúma.

02min: Criciúma volta com uma alteração. Entra Flavinho no lugar de Michel. Jec é o mesmo que terminou o primeiro tempo.

Começa o segundo tempo na Arena

Times voltam do vestiário. Vai ccomeçar o segundo tempo.

47min: Termina o primeiro tempo na Arena. JEC dominou a primeira etapa e não deu chances para o Tigre. Apesar de criar bastante oportunidades, atacantes do Tricolor falharam nas finalizações.

44min: Árbitro assinala dois minutos de acrescimo.

42min: Marcelo Silva também não consegue aproveitar a falta frontal. JEC até o momento não marcou nenhum gol de falta no campeonato Catarinense.

40min: FALTAAAAAA. Lima tenta invadir a área e é barrado por Josemar. Nova chance para o JEC

38min: Continua 0 a 0 na Arena. JEC cria boas oportunidades, mas falha nas finalizações.

35min: Juliano passa para Rogério Souza, ele manda a bomba de fora da área de esquerda, mas a bola passa longe.

34min: Valdeir recupera bola e cruza, mas o goleiro Márcio tira de soco. Só dá JEC.

33min: Em mais uma falta frontal, dessa vez foi Valdeir quem isolou a bola perdendo uma grande oportunidade.

31min: Lima cobra a falta, por cima do gol.

29min. AMARELADO. Josemar do Tigre recebe cartão por falta em Lima. Boa chance para o Tricolor.

28min: POR CIMA. Valdeir tenta de fora da área, mas a bola passa rente ao travessão

27min: DEEEEEE NOVO. Claudemir chuta cruzado e a bola passa perto, assustando o goleiro Márcio.

25min: QUAAAAAAAAAAAAAASE. Lima invade a área dribla o zagueiro e toca para Marcelo Silva que chuta para a defesa do estreante Márcio Angonese.

22min: QUAAAAAAAAAAAAAASE. Rogério Souza cruza na pequena área, mas Marcelo Silva erra a cabeçada e a bola sai pela linha de fundo.

20min: CABEÇA COM CABEÇA. Basílio e Lima dividem a bola no ar e jogador do JEC leva a pior e sai de campo para ser atendido.

19min: Juliano tenta o cruzamento, mas a zaga do Tigre manda para escanteio.

18min: Criciúma melhor na partida, melhores chances são da equipe do Sul do Estado.

16min: Bom lance para o Tigre. Michel cruza mas Basílio chega tarde.

14min: Diferente dos últimos jogos, a zaga do Tricolor está bem postada. Samuel e Alessandro Lopes mostram entrosamento e segurança.

13min: Jogo nervoso na Arena. As duas equipes cometem muitas faltas.

10 min: Primeiro cartão da partida. Claudemir, do Tricolor, é amarelado por falta em Basílio.

09min: Marcelo Silva faz boa jogada, se livra da zaga, mas a bola desvia no caminho.

08min: Ricardo Oliveira passa para Marcelo Silva, mas o atacante não domina a bola. JEC melhor no jogo.

06min: JEC marca a saída de bola e dificulta a movimentação do Tigre. Início de jogo, 0 a 0 na Arena.

05min: Arena lotada. Torcida atendeu ao pedido da diretoria do JEC e compareceu em peso para incentivar o Tricolor;

04min: QUAAAAAAAAASE. Primeira decida do Tigre. Michel neves cruza e Basílio fura feio.

0min: Começa o jogo na Arena. Tigre dá a saída

Hino Nacional é executado na Arena. Vai começar o duelo.

No momento a classificação está assim:

Avaí - 2 pontos
Chapecoense - 1
Criciúma - 1
Joinville - 0

Chapecoense e Avaí empataram, agora a pouco em Chapecó. Com o resultado, quem vencer a batalha na Arena sai de campo com a liderança isolada do quadrangular final.

Jogo começa às 20h30.

Regional do Boehmerwald faz limpeza do rio Itaum-mirim

A Secretaria Regional do Boehmerwald iniciou uma operação de limpeza do rio Itaum-mirim, no Parque Guarani, obra importante para a contenção de cheias. Os trabalhos começaram na quarta-feira (25) e continuam neste sábado (28), na região da escola municipal Sadalla Amim Ghanem, com um mutirão de equipamentos: uma escavadeira hidráulica, um trator sobre esteiras e quatro caminhões basculantes. Segundo o secretário Regional do Boehmerwald, Paulo Roberto Rodrigues, os trabalhos devem ser concluídos até sexta-feira da semana que vem. O objetivo é limpar 2,5 quilômetros de rio, da rua Boehmerwald até rua Constantino de Oliveira Borges. Nestes três primeiros dias de ação (de quarta-feira até sexta), a equipe limpou 600 metros de rio.Os trabalhos se concentram na limpeza das margens e retirada de entulhos encontrados no rio, como pneus, e de material que provoca assoreamento, como areia e saibro. "Também estamos recolhendo muito lixo que é depositado pelos moradores no entorno do rio", destacou o secretário regional.

Krona Futsal empata duelo amistoso‏

No último amistoso antes da estréia na Liga Futsal 2009, os atletas da Krona Futsal sentiram a carga física de treinamentos durante a semana, mas mostraram um bom ritmo ao empatar com o Paraná Clube, pelo placar de 7 a 7. O confronto ocorreu na noite desta quinta-feira (26), no Ginásio Paraná Clube/Vale Fértil, na Sede da Kennedy, em Curitiba (PR). Os gols do tricolor catarinense foram marcados por Marcel (3), Junai (2), Murilo e Frede.

O técnico Paulinho Gambier escalou Baranha, James, Junai, Marcel e Frede. Entraram ainda Quinzinho, André, Serginho, Murilo, Thales, Vini e Marcelinho.

Ao todo, a Krona Futsal disputou 11 jogos na pré-temporada, foram oito vitórias e três empates. A equipe sagrou-se campeã dos dois torneios que disputou (Copa Aquarius e Torneio de Verão de Futsal Cidade de Gramado). Com um bom aproveitamento e invicto na temporada, o time catarinense estréia na Liga Futsal 2009 contra o Poker/Petrópolis/Ikinha, dia 06 de abril, às19h45, no ginásio da Univille, em Joinville. Nas próximas duas semanas, os trabalhos devem ser destinados a treinos físicos, técnicos e táticos.

O fixo André já se diz motivado para o primeiro encontro diante da torcida tricolor. “Estamos trabalhando forte e pensando diariamente neste primeiro jogo diante da nossa torcida pela Liga Futsal. Hoje, no amistoso contra o Paraná fizemos outro teste muito bom fora de casa, pois enfrentamos uma equipe qualificada, motivada e que subiu recentemente para a divisão principal do campeonato paranaense”, disse o experiente jogador.

O Supervisor Salésio Conti (Tedão) explica a rotina da equipe Krona Futsal. “A intenção agora é preservar a equipe, ou seja, não vamos desgastar os atletas com viagens longas ou testes desnecessários até a estréia da Liga Futsal. Até o momento, fizemos jogos de altíssimo nível e de extrema importância para a equipe na pré-temporada. Se eventualmente, aparecer um adversário de qualidade e que tenha vontade de jogar em Joinville ou próximo da cidade, a comissão técnica fará uma avaliação”, explicou o Supervisor Salésio Conti (Tedão).

Melhorias nas linhas universitárias

Em virtude da criação das linhas universitárias, na próxima segunda-feira, dia 30, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), implementará melhorias no sistema de transporte coletivo que atende a Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As alterações serão concentradas das 22 horas às 22h40, horário de saída das universidades. As modificações consistem na criação de um novo local para as paradas dos ônibus que transportam os alunos.

Os passageiros que utilizam as linhas 0022 (Sul/Campus), 0101 (Sul/Norte) via Campus, 0305 (Itaum/Campus) via Monsenhor Gercino e 0336 (Itaum/Campus) via Guanabara, deverão efetuar seu embarque defronte à reitoria da Univille.

Já o ponto de parada de ônibus, localizado na rotatória, continuará a operar com as seguintes linhas: 0131 (Campus/Iririú/Tupy), 0132 (Iririú/Campus), 0205 (Bom Retiro), 0208 (Campus Universitário), 0241 (Centro/Campus), 290 (Costa e Silva/Tupy) via campus e 0552 (Estrada da Ilha).

De acordo com o gerente de da Unidade de Transporte e Vias Públicas da Seinfra, Ruben Neermann, desde a implantação das linhas universitárias as alterações já vinham sendo estudadas. "Com isso vamos desobstruir a circulação de veículos e agilizar o embarque dos passageiros nas linhas dotransporte coletivo.”, informou Ruben. Ele ressalta também que essa foi a solução encontrada para melhorar a situação nesse momento, porém, novos estudos deverão ser realizados.

O secretário de Infraestrutura, Nelson Trigo, disse que o problema exige uma ação definitiva e encaminhou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Joinville (IPPUJ), a solicitação para a elaboração de um estudo para a construção de um terminal de pré-embarque. "O movimento naquele local tende a aumentar com a construção do novo shopping, e com isso, a circulação de veículos e pessoas também deverá se intensificar. Precisamos nos antecipar iniciando os estudos agora".

Criada Comissão de Ética da Câmara

Os vereadores criaram hoje mais uma comissão permanente, a Comissão de Ética. Ela terá funcionamento igual ao das demais comissões técnicas. Será formada por cinco vereadores (Alodir Alves de Cristo, Lauro Kalfels, Osmari Fritz, Belini Meurer e Zilnete Nunes) e três suplentes (Joaquim dos Santos, João Rinaldi e Dalila Rosa Leal). O presidente da Câmara, vereador Sandro Silva, informou que o novo grupo deverá se reunir sempre que houver necessidade, ao contrário dos demais, que têm datas específicas para os encontros. Toda a atuação será balizada pelos preceitos do Regimento Interno da Câmara e os membros terão mandato de dois anos, coincidente com o mandato do presidente do Legislativo.

PGE opina contra cassação do governador Luiz Henrique

Chamado pelo ministro-relator a se pronunciar novamente sobre o recurso que pede a cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e de seu vice, Leonel Pavan, o Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou nova manifestação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando seu parecer anterior, datado de fevereiro de 2007, pelo desprovimento do recurso. De acordo com vice-Procurador Geral Eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, os fatos discutidos neste processo já foram apreciados tanto pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina quanto pelo próprio TSE.

O ministro Felix Fischer, relator do processo, pediu a nova manifestação do MPE depois que o vice-governador foi chamado para integrar o processo por decisão do Plenário da Corte. Como Leonel Pavan apresentou sua defesa – as chamadas contra-razões, Felix Fischer decidiu ouvir novamente o MPE.

Entenda o caso A coligação "Salve Santa Catarina", que representa o candidato derrotado nas eleições de 2006 Esperidião Amin (PP), é a autora do pedido de cassação do governador e de seu vice. A coligação acusa o governo estadual de fazer propaganda ilegal em jornais e emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina, com despesas pagas pelos cofres públicos, com objetivo de promoção pessoal e de uso indevido de meios de comunicação social.

Julgamento O recurso contra o governador Luiz Henrique começou a ser julgado no dia 9 de agosto de 2007. Após o voto do então relator, ministro José Delgado, que recomendou a cassação, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Ari Pargendler.

No retorno do julgamento, em 14 de fevereiro de 2008, o ministro Ari Pargendler considerou que a propaganda denunciada pela coligação adversária de Luiz Henrique “foi maciça”. De acordo com o ministro, “há prova farta nos autos que, à guisa de publicidade institucional, o governo de Santa Catarina favoreceu a candidatura de Luiz Henrique da Silveira, mediante promoção de seus feitos enquanto governador do Estado”. O ministro Gerardo Grossi também acompanhou o voto do relator.

Nesta sessão, o ministro Marcelo Ribeiro pediu vista do processo e apresentou seu voto em 21 de fevereiro, sugerindo a citação do vice-governador Leonel Pavan. O Plenário do TSE acompanhou o voto do ministro, tendo em vista que o mandato do vice seria alcançado, no caso de uma possível cassação do governador.

Giro Policial

LOCALIZADO HOMEM COM MANDATO DE PRISAO
Policiais Militares em rondas pelo bairro Morro do Meio, realizaram abordagem a um homem em atitude suspeita nas imediações da Rua Ambrosio Januário de Souza. Após consulta feita pela Central de Emergência 190, foi constatado que Alair Maria de Oliveira (42) possuía mandato de prisão do ano de 1992, por homicídio na cidade de Araquari. Ele foi conduzido a Central de Policia para ser realizado os procedimentos cabíveis.

PRESO HOMEM COM DROGAS NO CENTRO
No final da noite de ontem Policiais Militares abordaram dois homens no Centro de Joinville. No momento da abordagem, JOSE CARLOS STONOGA JUNIOR (36) e o outro homem não identificado, saíram correndo. Durante a fuga JOSE, jogou no Rio Cachoeira certa quantidade de Drogas, mas foi detido pelos Policiais Militares logo em seguida, ainda em posse de algumas pedras de CRACK e R$ 148,00 em notas e menor valor. O outro homem não foi localizado e o detido foi preso e conduzido a Central de Policia.

RECEPTADOR PRESO E VEICULO FURTADO
Através de denuncia anônima, Policiais Militares chegaram ao veiculo Fiat/Palio Wekend placas MFF 2150, com registro de furto no dia 11 de março de 2009 na cidade de Blumenal, que se encontrava estacionado em uma vaga de apartamento. Foi entrada em contato com o apartamento correspondente a vaga, e se apresentou como responsável pelo veiculo, P.J.B.C (20). O rapaz alegou que o carro pertencia a um amigo, mas não explicou porque estava em posse dele. Os Policiais Militares realizaram sua prisão por receptação de produto furtado e detiveram também E.S.G. (23), que estava junto no apartamento para averiguação. Os dois rapazes e o veiculo foram conduzidos a Central de Policia.

CUMPRIDO MAIS UM MANDATO DE PRISAO
Nesta madrugada foi feita abordagem em ROBERTO DOS ANJOS (29), na Rua Beirute, bairro Itaum. O homem que estava no local em atitude suspeita, chamou a atenção dos Policiais Militares, que após consultarem a Central de Emergência 190, constataram que ROBERTO tinha mandato de prisão pelo artigo 155 do Código de Processo Penal (Furto). Foi lhe dado voz de prisão e conduzido a Central de Policia.

Agentes voltam a interditar vias no final do jogo JEC x Criciúma

Novamente neste sábado (28/03), as ruas Porto Belo, Urussanga, Inácio Bastos com Procópio Gomes e a rotatória da rua Graciosa serão interditadas cerca de 15 minutos antes do término do jogo entre JEC e Criciúma. O objetivo é diminuir o número de veículos na Inácio Bastos, desafogando o tráfego para os torcedores na saída da Arena.

O diretor de Vigilância de Trânsito da Conurb, Coronel Lourival de Souza, antecipa que além da presença dos agentes serão utilizados cavaletes de isolamento no acesso às vias. "Nesse intervalo, os motoristas que se dirigirem à zona Sul da cidade devem utilizar a avenida Getúlio Vargas ou rua Florianópolis", instrui.

Prefeitura alerta contra crime ambiental à nascente do rio Cachoeira

O Secretario Regional do Costa e Silva, Pedro Campos está indignado com um crime ambiental que está sendo praticado contra a nascente do Rio Cachoeira, no bairro Costa e Silva, em Joinville.

Toneladas de lixo, entulhos, móveis velho, roupas, lixo doméstico e até latões cheio de graxa são encontrados e retirados de dentro do rio, que nasce no bairro Costa e Silva. "Não entendo como é que ainda temgente que faz este tipo de crime contra a natureza. É um absurdo sem tamanho", disse o secretário revoltado.

Ele comenta que todas as semanas tem enviado trabalhadores braçais da Secretaria Regional para o local. O resultado desta ação é a retirada de dois a três caminhões caçamba cheios de entulho.

O mais impressionante é que este local é uma área de preservação repleta de árvores nativas, situada no final da rua Rui Barbosa, cortada por uma estrada de terra que liga o bairro até a BR 101. "Esta é uma das mais antigas ruas do bairro. As pessoas deveriam respeitar este lugar", disse o secretário.

Pedro Campos, que mora no bairro, explica que às margens desta estrada corre a nascente do rio Cachoeira, onde ele ainda está com suas águas claras e transparentes. E é justamente neste ponto, que as pessoas estão sujando. "Infelizmente é neste local, bonito,arborizado e silencioso, que tem gente descarregando lixo e cometendo esta barbaridade contra a natureza", emendou o secretário, apontando para a grande quantidade de lixo e entulho que desconhecidos arremessaram da estrada para dentro do mato, junto ao riacho.

"Estamos estudando a adoção de medidas mais drásticas. Talvez tenhamos de fechar esta estrada e proibir definitivamente este acesso?, adiantou o secretário. Ele explicou que entrará em contato com a associação de moradores do bairro para decidir junto e tomar providências imediatas. "Isto não pode mais ficar assim. Temos de fazer alguma coisa urgente. E vamos fazer", arrematou.

Abaixo-assinado: Aprasc busca apoio popular no centro de Joinville

Sem nenhum aumento salarial há mais de três anos e perseguidos pelo governo por cobrarem promessas assumidas em campanha e não cumpridas, policiais e bombeiros militares pertencentes à Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) se mobilizam em todo o Estado busca de apoio popular.

Eles elaboraram um abaixo-assinado que pede a abertura da negociação salarial com o governo e o fim das perseguições contra os praças que participaram da greve no mês de dezembro do ano passado. O documento a ser entregue ao governador repudia “a forma ditatorial pela tentativa de dissolução da Aprasc” e também cobra uma mudança de postura por parte do governo, “sob risco de prejudicar o conceito de Estado Democrático de Direito”.

Em Joinville a mobilização se concentra na praça Nereu Ramos, no centro, com informações e distribuição de jornais para a comunidade, relatando a situação difícil enfrentada pelos policiais militares, que interfere, de certa forma na segurança da população.

“Estamos há mais de três anos com os salários congelados e a situação é insustentável. Muitos já não recebem nada, fica tudo empenhado no banco. Isso tem efeito diretamente na segurança do cidadão”, comentou o presidente da Aprasc, o deputado estadual Amauri Soares, que se deslocou de Florianópolis na tarde da última quinta-feira (26) para ajudar na mobilização.

Sobre as “perseguições” por parte do governo, após a greve deflagrada em dezembro, Soares comentou que elas existem por causa do regulamento da categoria baseado nos códigos da ditadura militar, que são usados hoje unicamente para punir quem luta por seus direitos”. Para isso, os praças sugerem que o regulamento disciplinar seja substituído por um Código de Ética.

Segundo Soares, as perseguições acontecem com a transferência de base, deslocando um militar para um local distante de sua residência, com processos disciplinares (17 praças correm o risco de serem expulsos da corporação), ou pela abertura de inquéritos (150 praças podem ser punidos, baixando o conceito na instituição).

Até a tarde de quinta-feira centenas de pessoas já haviam assinado o abaixo-assinado, entre elas a acadêmica de Direito Eliane Andrade, que sensibilizou-se pela causa dos praças. “Eles merecem melhores salários, como eles vão defender a sociedade se ganham tão pouco?”, indagou.

Soares, afirmou que a meta é chegar a 1 milhão de
assinaturas para forçar o governo a cumprir com as promessas.

Saiba mais

- Praças: são os soldados, cabos e sargentos – que trabalham na rua na repressão da criminalidade.

- Oficiais: são os militares em cargos de confiança (chefias).

- Em Joinville, há aproximadamente 650 praças.

- No Estado há 9.500

Polícia Militar impede tentatíva de fuga no presídio

Os Policiais Militares de serviço no Presídio Regional de Joinville, localizaram ontem a noite varia grades do teto das celas da Ala D e E serradas. Foi solicitado apoio do PPT e de outras guarnições da Policia Militar, para conter os presos conseguindo assim evitar mais uma fuga em massa do estabelecimento penal. Nas celas revistadas foram encontrados um telefone celular, vários espetos, brocas e pedaços de madeira com vidro, uma das celas já estava com o cadeado estourado pronto para dar fuga aos detentos. Ouve um principio de rebelião na hora que os presos foram flagrados tentando escapar, mas foi contida pela ação rápida dos Policiais Militares. Nenhum preso fugiu e as selas danificadas foram interditadas.

MAIS UMA MORTE NO TRANSITO DE JOINVILLE

Na noite de ontem o SAMU foi acionado para atender mais uma ocorrência de colisão entre carro e moto. Mas chegando ao local constatou que LUIZ FERNANDO VOGT (25), condutor da motocicleta Honda/CG 125 de placa MFF 8354, não se encontrava mais com vida. O outro veiculo um GM/Opala placas LZR 1888, não prestou socorro e fugiu do local, vindo a ser localizado já na residência do proprietário. S.J. (41) proprietário do veiculo informou aos Policiais Militares que seu irmão F.A.J. (28) era o condutor no momento do acidente e que já estaria deslocando para a Delegacia. Na Central de Policia, o condutor do veiculo foi submetido a teste de alcoolemia, que resultou em negativo. O perito da Policia Civil irá apurar os fatos que resultaram na colisão entre o carro e a moto, vindo a fazer mais uma vitima fatal.

DISCUSSÃO ACABA EM TENTATIVA DE HOMICIDIO

Após ligações para a Central de Emergência 190, relatando tiros em via publica, foi encontrado um homem caído na Rua José Gonçalves, bairro Aventureiro, apresentando ferimento por arma de fogo na região do tórax e fratura do braço esquerdo. A vitima estava consciente e identificou-se como sendo E.P. (28), que possui passagem pelo Art. 155 do Código de Processo Penal e é conhecido como CHINA. Foi atendido pelos Paramédicos da Policia Militar e conduzido ao Hospital Regional. A própria vitima relatou que o autor do disparo foi seu amigo, conhecido como NEGUINHO, e foi motivado por discussão entre os dois. Foram feitas rondas mas não foi localizado o paradeiro do autor da tentativa de homicídio.

Acidentes com motos tornaram-se epidemia em Joinville

Só no ano passado, morreram 148 pessoas na cidade

O grande número de acidentes de trânsito está causando apreensão no setor de traumatologia do Hospital Municipal São José de Joinville. No Ministério da Saúde, a ocorrência já está sendo classificada como epidemia. Dados divulgados esta semana apontam uma outra realidade cruel no município: das internações e atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de transito, 65% são prestados a condutores de motocicletas.

A escalada dos acidentes envolvendo motociclistas não para de aumentar. Segundo relatório da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em 2005 foram registrados na cidade 2.830 acidentes com este tipo de veículo, em 2006 somaram 3.138 acidentes, em 2007 foram 3.210, em 2008 foram 3.333 e no período de janeiro ao dia 23 de março deste ano 678 pessoas haviam colidido pilotando moto.

Esse grupo é formado por homens em sua grande maioria e jovens, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, que apontou crescimento de 2000% em 16 anos no número de mortes envolvendo este tipo de veículo em todo o país. De acordo com o estudo, em 1990, haviam sido registradas 300 mortes por acidentes de moto. Em 2006, o numero pulou para 7 mil.

O aumento do número de acidentes envolvendo motocicleta em Joinville está diretamente ligado à grande quantidade comercializada deste veículo. Números divulgados pelo comércio local apontam que a cada 1 hora e doze minutos uma moto é vendida na cidade. “Por ser mais barata que o automóvel, a moto se tornou uma opção muito mais acessível ao consumidor, por isso virou um meio de trabalho para muitos”, comenta a assistente social Rosana Aparecida Barbosa, do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, da Secretaria Municipal da Saúde.

Rosana explica que a popularização das motos e o consequente aumento no número de acidentes em todo o país levou o Ministério da Saúde a publicar há oito anos a portaria 737, como forma de tentar reduzir o avanço de acidentes e mortes violentas. “O fato é que essas violências, incluindo os acidentes de trânsito - se tornaram questão de saúde pública”, explica.

A cada três horas, uma moto se envolve em acidente

Um relatório elaborado pelos Bombeiros Voluntários de Joinville aponta que desde o início deste ano a cada 3 horas uma moto se envolve em acidente em Joinville, um número alarmante, segundo a assistente social Rosana Barbosa. Ano passado, a proporção foi ainda mais preocupante: a cada 2 horas e meia um acidente envolvendo motociclista ocorria na cidade.

De acordo com o relatório do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, da Secretaria Municipal da Saúde, o perfil epidemiológico de Joinville aponta que as 148 mortes ocorridas no trânsito representam 15% do total de óbitos em 2008, sendo que destes, 28% estavam relacionados a acidentes com moto. No município, as mortes no trânsito ficam atrás somente dos óbitos causados por doenças circulatórias (27%) e neoplasias (20%),

Na sua maioria os condutores de motocicletas pertencem à faixa etária dos 18 aos 40 anos, são homens e estudaram até o ensino fundamental. “Há poucos dias, acompanhei uma entrevista sobre saúde pública que mostrava que a violência é maior entre esse público, de forma que esta é uma fatia da sociedade que está sumindo, nós estamos perdendo essa juventude para uma espécie de guerra”, declarou a assistente social Rosana Barbosa.

Causa é comportamental, diz praticante

O integrante do Motoclube Liberdade, Francisco Rodrigo Miranda, tem uma explicação direta para o aumento no número de acidentes envolvendo motociclistas em Joinville. Para ele, as causas se resumem a três fatores: imperícia, imprudência e negligencia.

Associado ao Motoclube Liberdade há aproximadamente 10 anos, Francisco dá palestras em escolas sobre prevenção de acidentes e aponta um dado preocupante. Segundo ele, a maioria dos acidentes ocorre com os chamados avulsos (motoqueiros de primeira viagem ou que raramente utilizam o veículo). “Eles compram a moto, vão até uma autoescola e em poucos dias já estão nas ruas expostos aos perigos”, explicou.

Para ele, a autoescola não prepara suficientemente o aluno para as armadilhas da rua. “Nas aulas práticas, tudo é perfeito, piso sem irregularidade, sem movimentos de outros veículos, sem passagem de pedestres ou ciclistas”, raciocinou.

Francisco classifica o trânsito como muito complicado e aponta a experiência como um fator aliado na redução dos riscos de acidentes. “Se compararmos os avulsos com os motoboys, veremos que é raro haver acidentes com os últimos”, comentou o motoqueiro.
Francisco dá uma dica aos amantes pilotos de primeira viagem: “Procurem pilotos experientes para dar dicas sobre pilotagem e mantenham um trajeto regular para aprender a característica do transito de cada local”, finalizou.

Hospital gasta R$ 60 milhões por ano com acidentados

Os traumas decorrentes de acidentes de trânsito são os atendimentos que mais lotam os leitos do Hospital Municipal São José e os que mais consomem recursos também. “O acidente é algo não intencional, mas é perfeitamente evitável”, afirma a assistente social Rosana Barbosa, do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, da Secretaria Municipal de Saúde.

Levantamento realizado pelo Hospital Municipal São José apontou que, em média, cada paciente vítima de acidente com moto permanece oito dias internado, a partir desse momento o paciente ocupa o leito hospitalar como clínica geral.

Depois de um período de internação que pode variar de 8 a 118 dias, o sobrevivente de um acidente motociclístico terá pela frente um período de recuperação, que irá variar de um a seis meses, podendo ultrapassar os 18 meses em casos mais graves.

Os gastos diários de uma internação giram aproximadamente em torno de R$ 6 mil reais ao hospital. Também implica o consumo de próteses, medicamentos e fisioterapias. No entanto, em muitos casos, a recuperação não é total: em 16% dos casos as vítimas guardam seqüelas que as tornam inválidas temporariamente, sendo afastadas do mercado de trabalho por um período médio de seis meses, sendo que 5% dessas vítimas tornam-se inválidas permanentemente.

De acordo com estudos realizados pelo Hospital São José, os gastos anuais com acidentes envolvendo motociclistas são estimados em R$ 60 milhões.

“O custo é alto para a sociedade como um todo”, lembrou Rosana.

LAIR RIBEIRO: De que depende a sua produtividade?

Planejamento é fundamental

Um bom planejamento não apenas ajuda na administração de seu tempo e na manutenção de seu foco na meta planejada, como também faz com que você assuma o controle sobre as suas energias e atividades. Entretanto, é preciso saber planejar. Se preparado de maneira inadequada, um plano, necessariamente, produzirá resultados inadequados.
Comece o seu planejamento pela formação de uma equipe entrosada e confiável, a cujos membros você possa delegar e ter a tranqüilidade de que as tarefas continuarão sendo realizadas com um padrão de qualidade compatível com o seu. Para isso, escolha seus subordinados diretos e permita que eles façam o mesmo.

Aprenda que existe uma grande diferença entre planejamento e preocupação: com um planejamento, você determina as etapas para a execução de suas tarefas e as realiza; preocupando-se, você se ocupa previamente (pré-ocupa) das tarefas que deveria realizar e não as realiza.

Ninguém se mantém produtivo 365 dias por ano, todos os anos. Inclua férias no seu planejamento. E, quando estiver de férias,
desligue-se do escritório.

Integrando os seus “eus”

Se você quer eliminar conflitos entre a sua vida pessoal e profissional, assuma de uma vez por todas que uma é extensão da outra.

Hoje em dia, não é mais possível determinar esses limites. E, a menos que você encare isso com naturalidade, não conseguirá eliminar o conflito e a culpa de estar pensando em trabalho enquanto está com a família e vice-versa.

Para resolver isso e minimizar um grande fator de estresse do seu dia-a-dia, harmonize a sua finalidade de vida com os seus projetos profissionais, incluindo seus valores pessoais e sonhos no seu planejamento.

Autoridade e liderança

Conheça a extensão da sua autoridade e exerça-a, mas evite confundir autoridade com arrogância. Toda autoridade deve ser exercida com a mesma naturalidade de quem fala o próprio nome. Ou seja: com a naturalidade de quem sabe perfeitamente o que está falando!

Um líder, além da autoridade, também precisa ser uma pessoa capacitada para motivar a sua equipe. Ele deve estar sempre disposto a adiar a sua gratificação subjetiva em favor do grupo. Ou seja, é preciso que ele seja um profissional automotivado, com maturidade suficiente para saber que os elogios devem servir de motivação para o grupo e que a sua motivação deve vir dos resultados.

O saber do líder não deve se limitar ao conhecimento objetivo sobre o seu trabalho ou sobre técnicas motivacionais. O líder deve saber de si. É esse o principal ingrediente da sua segurança e da sua estabilidade emocional que, conseqüentemente, se refletirá no seu relacionamento com o grupo.

Para ter a colaboração da sua equipe, um líder precisa apreciar sinceramente os esforços e a competência de seus liderados, assim como deve saber recompensar aqueles que lhe dizem a verdade, não importando quão desagradável ela possa ser. E mais: ele precisa ser justo para com todos, mas tem o dever de ser generoso para com os que têm mérito.

Lama do Cachoeira vira arte

Garrafas pet, isopor, madeira, entre outras sucatas encontradas no rio servem para as criações da artista plástica Márcia Camargo.

A lama fétida e contaminada do rio Cachoeira serve de principal matéria-prima para uma exposição no mínimo inusitada, que teve início nesta quarta feira (25) no espaço da agência central do correio na rua Princesa Isabel. O cidadão que comparecer ao correio encontrará as 13 obras, entre pinturas, esculturas e instalações da artista plástica Márcia Camargo, que levou até a água do rio Cachoeira para a exposição “Refletindo sobre o rio”.

Garrafas pet, isopor, madeira, entre outras sucatas encontradas no rio também servem para suas criações. Em um dos trabalhos, que está disposto no chão, diversos mapas de Joinville retirados de listas telefônicas servem de tapete para um penico que abriga a água do rio, que segundo pesquisa da artista junto a órgãos ambientais, detectou 75% de coliformes fecais. “O penico é centenário, pertenceu à mãe da artista octogenária Ilka Behnke e podemos notar que não há um pedaçinho de mapa da cidade onde não tenha um rio”.

A artista que além de vizinha do rio faz parte da ONG Instituto Viva o Cachoeira e conta que desde que se lançou nas artes em 2006, trabalha com a temática ecológica, e mais especificamente o rio Cachoeira. Foi ela que em 2008 plantou um boneco na margem do rio com os dizeres: Relaxa e goza. Márcia conta que em suas freqüentes palestras onde apresenta seus trabalhos a estudantes a reação é de espanto e nojo, ao descobrirem qual a matéria-prima de suas obras. “É caca! Minha, sua e de todos nós que poluímos o rio” explica.

Na mostra ainda existem pinturas, cujos pigmentos e tonalidades são extraídas do lodo, uma instalação em forma de piscina que simula o rio, e onde flutua um pedaço de isopor também coletado no rio.

O convite para a exposição surgiu durante o evento de lançamento do selo filatélico em homenagem ao jacaré Fritz, que também é retratado na exposição. Ele está em uma fotografia afixada em um painel também recoberto de lodo.

CPI não será morna, afirma Kalfels

Com expressivas 18 assinaturas, oposição e situação aprovaram a criação no último dia 18 de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as contas da prefeitura de 2008

As contas da prefeitura referentes ao exercício de 2008 finalmente foram fechadas na semana passada, mas a polêmica dos números parece que ainda vai se arrastar por um bom tempo, com a discussão migrando do Executivo para o Legislativo.

Com expressivas 18 assinaturas, oposição e situação aprovaram a criação no ultimo dia 18 de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para debater detalhadamente o assunto e descobrir os reais motivos que fizeram com que o município atrasasse por quase três meses a prestação de contas da gestão anterior. É a primeira CPI criada depois de pouco mais de quatro anos, cujo requerimento foi protocolado pelo vereador Osmari Fritz (PMDB).

Outros temas, tais como cancelamento de empenhos, créditos que não teriam sido repassados, mas que foram contabilizados, dificuldade de operação do sistema de informática e o suposto rombo financeiro também prometem dominar as discussões.

A comissão já confirmou seus dois principais integrantes. Os vereadores Lauro Kalfels (PSDB) e Tânia Eberhardt (PMDB). Compõem ainda a comissão os vereadores Alodir Alves de Cristo (DEM), Juarez Pereira (PPS) e Manoel Bento (PT).

Para o presidente da CPI, Lauro Kalfels, a quase unanimidade na aprovação do requerimento da CPI não significará que ela será morna. “A comissão vai apurar os fatos com responsabilidade e transparência”, enfatiza. Como presidente, caberá a Kalfels conduzir, convocar ou convidar entrevistados e deliberar sobre a marcação de reuniões.

Com a relatoria nas mãos, Tânia Eberhardt, diz que particularmente tem interesse muito grande “porque nessa questão toda tem uma falácia de que houve muitos empenhos cancelados ou de serviços executados cujas notas fiscais não foram tiradas ou empenhos que não foram efetivados ou de compras que teriam sido feitas também sem notas fiscais sem empenho. Qualquer uma dessas situações, se confirmadas, são irregulares”, sentencia a vereadora.

A primeira convocação está marcada para as 9 horas do dia 31 de março, com o secretário da Fazenda, Marcio Florêncio.

Entenda

O que é uma CPI?
É um tipo de Comissão Parlamentar que funciona dentro do poder legislativo. Na esfera municipal, as Comissões Parlamentares funcionam dentro da Câmara de Vereadores.

Qual a função?
Discutir e tratar de assuntos determinados, podendo serem permanentes ou temporárias, temáticas ou técnicas, de inquérito ou de recesso. Ela poderá investigar um problema que afeta a coletividade e poderá no final de sua investigação propor alterações nas políticas públicas, a criação de um programa de políticas que atendam a resolução desse problema, como também poderá sugerir alterações na lei ou até a criação de novas leis.

O que acontece com o relatório final?
A CPI envia seu relatório final ao Ministério Público, que deverá dar uma resposta em prazo determinado sobre quais providências irá tomar, se o relatório for coerente e não tiver nenhum erro, o Ministério Público levará a questão para ser discutida no Judiciário, podendo esse, e apenas esse, julgar e punir os eventuais culpados.

EDITORIAL: Ministro criticado

Em nota oficial, divulgada nesta quarta feira, 24, a Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe, discorda das afirmações feitas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que, ao participar de sabatina promovida pelo jornal “Folha de S. Paulo”, disse que, ao ser decretada, pela segunda vez, a prisão do banqueiro Daniel Dantas, houve uma tentativa de desmoralizar-se o Supremo Tribunal Federal e que (sic) “houve uma reunião de juízes que intimidaram os desembargadores a não conceder habeas corpus”.

Segundo a Ajufe, “ essas afirmações são desrespeitosas aos juízes de primeiro grau de São Paulo, aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da Terceira Região e também a um ministro do Supremo Tribunal Federal.”

A nota contesta a afirmação feita por Gilmar Mendes, de que juízes se reuniram e intimidaram desembargadores a não conceder habeas corpus. “ A afirmação não só é desrespeitosa, mas também ofensiva. Em primeiro lugar porque atribui a juízes um poder que não possuem, o de intimidar membros de tribunal. Em segundo lugar porque diminui a capacidade de discernimento dos membros do tribunal, que estariam sujeitos a (sic) “intimidação” por parte de juízes”

Por fim, a Associação dos Juizes Federais do Brasil faz uso de uma expressão muito dura, em relação a entrevista do presidente do STF a Folha de S. Paulo : “ Não é esta a hora para tratar do tema da reunião, mas em nenhum momento, repita-se, em nenhum momento, qualquer juiz tentou intimidar qualquer desembargador. É leviano afirmar o contrário”.

TIGRE/UNISUL EMPATA O PLAY-OFF COM 3 A 0 NO SANTANDER

A Tigre/Unisul/Joinville venceu nesta terça-feira o Santander/São Bernardo por 3 sets a 0, parciais de 31/29, 25/18 e 25/19, para empatar a série play-off de quartas-de-final. Com o ginásio da SER Tigre lotado e um time modificado em relação aos últimos jogos, a equipe de Giovane Gávio se superou em quadra e numa das melhores atuações da temporada virou o primeiro set depois de estar perdendo por 9/16 para vencer um jogo histórico em uma hora e 36 minutos de jogo.

Anderson foi o maior pontuador do jogo, com 16 pontos (sendo 15 de ataque), e João Paulo, que marcou 14 (13 de ataque), ganhou o troféu Viva Vôlei de melhor em quadra.

Giovane optou por deixar o levantador Marcelinho e o ponta Roca fora do grupo de 12 atletas por questões técnicas. “Eu tenho 15 jogadores e os 12 melhores no momento estão em quadra”, justificou o técnico da Tigre/Unisul/Joinville. Precisando vencer para adiar a definição da vaga, a equipe lutou com determinação do primeiro ao último ponto, mostrando vibração e volume de jogo.

A virada no primeiro set, numa incrível reação, serviu para motivar a equipe e dar confiança a todos em quadra. O Santander/São Bernardo chegou a abrir sete pontos de vantagem com Felipe no saque. Foi o único momento de superioridade paulista na partida.

Depois, ponto-a-ponto, o time catarinense foi reagindo até empatar o set em 20/20. O set seguiu equilibrado a partir daí, até que dois ataques errados dos paulistas deram a vantagem de 31/29 à Tigre/Unisul após 38 minutos.

Jogando com muita confiança, defendendo bem e aproveitando os contra-ataques, a equipe de Giovane Gávio foi dominando o jogo a partir do segundo set. O oposto Anderson, o ponta João Paulo e o meio-de-rede Vini aproveitaram bem a armação do levantador Jotinha para superar o bloqueio adversário.

A desconfiança inicial da torcida se transformou num grito de apoio incessante até o ponto final marcado por Digão num contra-ataque. “Era a atuação que faltava para a equipe. Sabemos de nosso potencial, mas as coisas não estavam dando certo. Hoje o grupo se uniu, jogou junto, todos se ajudando e conseguimos um grande resultado. Agora vamos ter tranqüilidade para voltar aos treinos e pensar em mais um jogo difícil no sábado”, disse o capitão da Tigre/Unisul/Joinville.

O técnico Giovane Gávio iniciou o jogo com Jotinha e Anderson; Gustavão e Vini; João Paulo e Digão; e o líbero Lukinha. Entraram ainda Edu, Faccin e Deivid.

Mutirão retira 20 caminhões de entulho no Paranaguamirim

As galerias que canalizam um córrego que passa sob as ruas Monsenhor Gercino e 6 de janeiro estão finalmente limpas. O mutirão realizado pela Secretaria Regional do Paranaguamirim foi um sucesso. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da ação, dentre os quais, seis pessoas eram moradores voluntários e os demais funcionários da Prefeitura. Áreas que antes a água mal conseguia passar, com menos de meio metro de largura, agora está aberta com mais de 2 metros de largura em alguns trechos.

O mutirão de limpeza começou por volta das 7h30 e terminou às 17h30. Num trecho de aproximadamente 450 metros (cerca de quatro quarteirões), ruas, terrenos e principalmente um córrego que cruza o bairro foram limpos. O serviço teve o propósito de podar a vegetação e retirar entulhos em locais onde máquinas não conseguem entrar.

Ao todo foram retirados do córrego cerca de 20 caminhões caçamba de lixo, entulho e de mato. "Nunca imaginei que pudesse encontrar tanta sujeira dentro de um rio. Tinha de tudo, desde pneus velhos, móveis até carcaça de televisor, computador, pia, vaso sanitário e muito plástico", reclamou o secretário Regional do Paranaguamirim, Lioilson Mário Corrêa.

Apesar de estafado e com os braços e pernas doloridas, Lioilson estava contente com o resultado do mutirão. "Agradeço aos colegas de outras regionais que nos cederam funcionários e máquinas". Ao todo, três caminhões e duas retroescavadeiras ajudaram na remoção da sujeira.

Na manhã desta segunda-feira (23), um grupo de funcionários da Regional continuava na conclusão da limpeza com o auxílio de uma retroescavadeira. A faxina era uma reivindicação da comunidade com o propósito de facilitar o escoamento das águas dos córregos e minimizar novos alagamentos naquela área, localizada no centro do Paranaguamirim.

Um animado almoço com galinha caipira e aipim foi servido para os voluntários e funcionários, no pátio da escola municipal do bairro. Este foi terceiro mutirão realizado pela secretaria regional do Paranaguamirim. No próximo dia 4 de abril (sábado) já está agendado um novo mutirão de limpeza.

para o bairro Ulisses Guimarães. Estão convidados a participar os integrantes da associação de moradores do bairro, estudantes do colégio municipal Amador Aguiar e funcionários da regional do Paranaguamirim.

Definidos presidente e relatora da primeira CPI de 2009

Na primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), realizada ontem, na Câmara de Vereadores de Joinville, foram eleitos presidente e relatora os vereadores Lauro Kalfels e Tânia Eberhardt, respectivamente. Fazem parte da comissão, ainda, os vereadores Alodir Alves de Cristo, Juarez Pereira e Manoel Bento.
Durante o encontro, os vereadores discutiram os procedimento da CPI. Ficou decidido que, primeiramente, serão convidados o secretário e contador da Fazenda.
“Que venha a público toda clareza, doa a quem doer”, afirmou o vereador Bento.
“Quando se fala em CPI, é comum pensar que terminará em pizza. Por isso, temos um compromisso muito grande com a comunidade joinvilense”, antecipou o vereador Cristo.
A próxima reunião ocorrerá na terça-feira (31/03), às 8 horas, na Câmara de Vereadores de Jonville.

Só a vitória interessa a Tigre/ Unisul hoje

A equipe da Tigre/Unisul/Joinville terá nesta terça-feira a segunda final dos play-offs de quartas-de-final da Superliga Masculina de Vôlei 08/09. A partir das 19 horas, enfrenta o Santander/São Bernardo na Toca da Fera com o objetivo único de vencer e levar a decisão da vaga para o próximo sábado, dia 28.

O ingresso para o jogo está sendo trocado antecipadamente, com cada torcedor devendo levar um quilo de arroz e um quilo de feijão. Menores de idade contribuem com um quilo de arroz.

Depois de perder o primeiro jogo da série, na última sexta-feira, por 3 sets a 1, a vitória é o único resultado que interessa à equipe de Giovane Gávio. E o técnico mantém a convicção de que sua equipe vai reverter a situação para chegar às semifinais. “Vamos lutar do primeiro ao último ponto para empatar a série nesta terça-feira e depois pensar no próximo jogo. Se aproveitarmos as oportunidades criadas, tenho fé de que vamos vencer”, afirmou Giovane antes do treino desta segunda-feira na SER Tigre.

Ele aposta, além da qualidade do grupo e do planejamento tático, em dois fatores para derrotar o Santander/São Bernardo: a força da torcida e a presença dos jogadores mais experientes. “São atletas acostumados a situações adversas e que gostam de desafios”, diz, referindo-se a jogadores como o levantador Marcelinho, o oposto Anderson e os ponteiros Roca , João Paulo e Digão.

“A torcida tem sido exemplar e acredito que mais uma vez vai lotar a Toca da Fera para nos incentivar a ajudar a superar esse momento de dificuldade. Ela é o grande diferencial da temporada e merece um troféu por isso”, ressalta Giovane Gávio. “Seu incentivo vai contagiar o time em quadra”, garante o técnico.

Transmissão ao vivo: Marcílio Dias e JEC

48min: TERMINA O JOGO. Goleada de 4 a 1 do Marcílio não impediu que o Marinheiro fosse rebaixado. Já para o JEC o resultado foi terrível já que eliminou qualquer chance do Tricolor conquistar o segundo turno do Catarinense.

46min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL. ÍTALO AMPLIA PARA O MARINHEIRO

44min: Três minutos de acréscimo marca o árbitro.

42min: QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASEEEEEE. Leandro Costa chuta forte e Fabiano espalma.

41min: Mesmo com o Marcílio rebaixado, a torcida grita olé em Itajaí.

Com a vitória de Metropolitano e Avaí, o JEC não tem mais chances de conquistar o returno do Catarinense.

38min: Jogo esfria e as duas equipes não conseguem mais criar jogadas de perigo.
Segue 3 a 1 para o Marcílio que, mesmo com a vitória é rebaixado no Catarinense.

31min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOlllllll. Leandro Costa recebe dentro da área, se livra da marcação e faz mais um para o Marinheiro.

28 min: QUAAAAAAAAAAAAAASEEEEEEE. Lira chuta de fora da área e Fabiano tem de defender em dois tempos.

22min: Jucemar coloca dentro da área mas a zaga afasta.

21min: Falta perigosa para o JEC. Boa chance para o Tricolor.

20min: DEFENDEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUU. Fabiano salva o JEC. Continua 2 a 1 para o Marcilio.

19min: PENALTIIIIIII. Lenadro Costa cai e o juiz aponta a marca de cal.

Apesar da vitória parcial do Marcílio, o time de Itajaí está sendo rebaixado pois o Metropolitano vai vencendo o Brusque em Blumenau por 3 a 0.

15min: Sai Claudemir e entra Jucemar no JEC.

13min: SÓ DÁ ELE!!!!!. Rafael Tesser cruza na área mas Carlinhos afasta.

Com a derrota do JEC e a vitória do Avaí. O Leão da Ilha está assumindo a primeira posição do 2º turno do catarinense.

07min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOlllllllll. Rafael Tesser cruza, a zaga falha novamente e Ítalo vira para o Marinheiro. Agora 2 a 1 para o Marcílio.

05min: NÃO VALEUUUUUU. Lima faz para o JEC mas o bandeira, que já tinha anulado dois gols do Marcílio, aponta impedimento do atacante Tricolor.

04min: LIMA DE NOVO. Juliano passa para o atacante do JEC chega novamente com perigo. JEC volta melhor nesse segundo tempo.

3min: No contra ataque, JEC chega com perigo com Lima, mas a bola sai pela linha de fundo.

1min: Falta perigosa para o Marcílio. Lira cobrou com estilo, mas a bola passa sobre o travessão de Fabiano.

As duas equipes começão a segunda etapa do mesmo jeito que terminaram a primeira. A única alteração é Lima no lugar de Marcelo Silva.

0min: Começa o segundo tempo.

A partida entre JEC e Marcílio deve dar o que falar durante a semana inteira. Precisando da vitória para tentar escapar do rebaixamento, o Marcílio Dias teve dois gols anulados no primeiro tempo.

47min: Termina o primeiro tempo em Itajaí. Marcílo Dias e JEC empatam em 1 a 1. Fábio Oliveira marcou para o Tricolor, enquanto ìtalo fez o do Marinheiro.

45min: O árbitro aponta um minutos de acrescimo. Jogo vai a 46.

44min: Falta perigosa para o JEC. Pode ser a última chance para o Tricolor nesse primeiro tempo

41min: Alteração no JEC. LiMATADOR faz seu retorno no Tricolor. Marcelo Silva sai de campo sentindo.

39min: MILAAAAAAAAAAAAAAAAGRE. Na resposta do Marinheiro é a vez de Fabiano espalmar para escanteio em chute de fora da área de Leandro Costa. O jogo é bom.

38min: SAAAAAAAAAAAAVOOOOOOOOOU. Chiquinho manda uma bomba, mas o goleiro do Marcílio espalma.

Zaga do JEC falha feito e a bola sobra para o atacante do Marcílio que só tem o trabalho de mandar a bola para o fundo da rede.

36min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL. Ítalo para o Marinheiro

35min: Salvoooooou. Marcelo Silva faz um passe milimétrico para Rogério Souza, mas o goleiro Márcio sai bem do gol e consegue desarmar o jogador tricolor.
33min: Vasconcellos cobra falta em cima da barreira. Continua 1 a 0 JEC

32min: Lira cruza e Fabiano afasta de soco. Marinheiro chega com mais perigo no momento.

30min: QUAAAAAAAAAAAAAAASEEEEEEEEEEE! Rafael Tesser faz boa jogada, dribla a zaga e chuta forte, mas a bola passa sobre o gol de Fabiano.

28min: Jogo equilibrado em Itajaí. A bola é disputada no meio de campo e nenhuma equipe consegue chegar com perigo. 1 a 0 JEC.

25min: Chiquinho cruza da esquerda mas a zaga se antecipa e afasta a bola.

22min: NÃO VALEU DE NOVO! Rafael Tesser marca mais um para o Marcílio e novamente o impedimento é marcado. Torcida chia em Itajaí.

20 min: Claudemir serve Juliano que invade a área e chuta, mas a bola desvida. Escanteio para o JEC.

18min: NÃO VALEU. Rafael Tesser faz para o Marcílio, mas o árbitro marca impedimento. Continua 1 a 0 para o JEC.

15min: Lira tenta dominar na entrada da área, Robson chega bem para fazer o corte.

14min: Rafel Tesser cruza da direita, mas Carlinhos Santos afasta. Marinheioro começa a equilibrar a partida.

11min: Marcílio responde. Vasconcellos chuta e a bola passa por todo mundo.

09min: Fábio Oliveira recebe, toca para Juliano que chuta de primeira, mas a bola passa a esquerda do gol de Márcio. JEC melhor.

07min: Lira cruza da linha de fundo e a zaga do tricolor afasta. JEC 1 a 0.

Aos trinta segundos, Juliano lança Fábio Oliveira que avança e faz o primeiro gol para o Tricolor. É o gol mais rápido do Catarinense.

0min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLL. Fábio Oliveira para o JEC

0min: Começa o jogo em Itajaí

Trote ecológico: Acadêmicos da Sociesc recolhem cerca de 200 kg de lixo Morro do Amaral


A pacata comunidade de pescadores do Morro do Amaral, no bairro Paranaguamirim, às margens da Baía da Babitonga, em Joinville, ficou movimentada na manhâ deste sábado por volta das 9h30 com a chegada de um ônibus trazendo cerca de 100 acadêmicos, entre calouros e veteranos, dos cursos de Engenharia de Plásticos e Engenharia de Fundição da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc).

Munidos de sacos plásticos, os alunos se dividiram em grupos para recolher o lixo reciclável encontrado próximo à margem da baía. As atividades fizeram parte da segunda edição do Trote Ecológico, que teve como objetivo integrar os acadêmicos e promover a conscientização ambiental de alunos e da própria população de Joinville sobre a importância do descarte correto do lixo.

Entre embalagens de “geladinho” e salgadinhos, papéis de bala, garrafas pet e até cadeiras plásticas, em pouco mais de duas horas foram recolhidos aproximadamente 200 kg de material reciclado agrupados em mais de 100 sacos no acesso principal à localidade.

O acadêmico do 3º ano de Engenharia de Fundição, Edelson Chiele, 26 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local. Ele trabalha no período noturno – das 23h às 8h30 - e nem se importou em atrasar seu descanso por mais algumas horas para colaborar. “Vale a pena o esforço, além desta atividade contar como atividades complementares, me sinto satisfeito em poder ajudar a preservar este local”, contou.

“Esse local é lindo”, surpreendeu-se a acadêmica de Engenharia de Plásticos, Josiane Aparecida da Silva, de 19 anos. “Devemos ajudar a preservar tudo isso e este trote, que já é uma tradição, deve ser mantido”, afirmou.

Para o também acadêmico da 9ª fase de Engenharia de Plásticos, Alceu Junior, 30 anos, o trote ecológico da Sociesc é um sucesso porque foi criado em conjunto entre a comunidade acadêmica e os professores. “Mesmo depois de eu me formar, quero continuar apoiando esta iniciativa que é muito importante para conscientizar a todos”, comentou.

A professora de Introdução à Engenharia, Palova Santos Balzer, coordenadora dos cursos, ressaltou que pelo segundo ano seguido o trote ecológico acontece integrando alem de alunos e comunidade, outros órgãos públicos. “Ano passado nossas atividades foram desenvolvidas no Loteamento Juquiá 2, no Adhemar Garcia”, disse.

Ela afirmou que todo o material recolhido será utilizado pelos alunos em maio, durante a Ação Ambiental, evento promovido pela Fundema, Águas de Joinville e Promotur.

Palova lembrou também que “o envolvimento dos acadêmicos dos cursos de Plásticos e Fundição é muito importante para incutir nos alunos que plásticos e metais não são lixo e podem ser reaproveitados”, concluiu.

CONTAS 2008: Déficit é o dobro do que eles disseram, diz Florêncio

“Se ele mesmo [Tebaldi] falou em R$ 9 milhões de déficit, isso já é o dobro do que ele apresentou mês passado, ou seja, o déficit de caixa dobrou”, analisou o secretário da Fazenda, Marcio Florêncio.

Mais uma vez, Florêncio ratificou que o cancelamento de empenho não significa cancelamento de dívida. “Aqueles R$ 64 milhões que foram processados poderiam cancelados, mas apareceriam em outra rubrica (restos a pagar, despesas de exercícios anteriores). “Temos que ter muito cuidado na hora de falar em rubrica porque desde o inicio. Ela desaparece de um lado, mas reaparece em outro”. comentou

Florêncio questionou a inclusão de receitas do Prodec e contabilizadas como transferidas da antiga administração para a atual. “Ta muito longe de entrar”, rebateu o secretário. Ele afirmou que o caso está parado aguardando julgamento no STF. “Se a decisão judicial saísse hoje, a gente só começaria a executar esse dinheiro somente em 2010 ou 2011, porque ele entra em precatório. Não existe dinheiro do Prodec no momento”, explicou.

Ele também considerou confuso o abatimento do déficit de R$ 9 milhões com os lucros da Águas de Joinville, receitas do Prodec e da venda das contas salários à Caixa Econômica Federal conforme explicou ex-prefeito. “Isso me parece confuso, na medida em que você reconhece um défict de R$ 9 milhões e depois diz que tem superávit. Afinal, tem déficit ou superávit? Não estou conseguindo ver coerência”, arremata.

O secretario da Fazenda afirma que o balanço assinado por Tebaldi se refere apenas à prefeitura (administração direta). “Faltam ainda contabilizar mais 27 balanços (administração indireta) para aí sim consolidar os dados e chegar a uma conclusão se houve déficit ou superávit”, finalizou.

CONTAS 2008: Déficit da administração direta é de R$ 9 mi

O ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) e seu ex-secretário da Fazenda, Nelson Corona, anunciaram o valor do déficit financeiro registrado nas contas da administração direta do município. A dívida, de acordo com o balanço apresentado à imprensa, é de aproximadamente R$ 9 milhões, surpreendentemente, o valor representa o dobro do que eles mesmos haviam projetado no mês passado, no valor de R$ 4,5 milhões.

A informação foi passada durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, ocasião em que o ex-prefeito assinou o documento oficialmente. “Antes de tudo, vou fazer o ato de assinatura do balanço até para dar condições do governo de começar a trabalhar”, adiantava o ex-prefeito aos jornalistas, que foram os únicos a acompanhar a coletiva. Curiosamente, não havia nenhum vereador acompanhando as explicações do ex-prefeito.

Tebaldi afirmou que o balanço – “fechado pela atual gestão” – registra uma dívida flutuante de aproximadamente R$ 55 milhões, e que ficaram disponíveis no caixa da prefeitura R$ 46 milhões para fazer frente a essas despesas, gerando um déficit de R$ 9 milhões.

Segundo o ex-prefeito, em 2008 o município conseguiu executar R$ 616 milhões de receita (81% do orçamento previsto). “Nós temos uma receita média diária de R$ 2,4 milhões. Esse déficit representa 1.46% da receita do município (aproximadamente 3 dias de receita)”. Ele lembrou que em 2008, o Tribunal de Contas aceitou ate 10 dias de déficit de receita. “Então, imagino que isso fica dentro do que o tribunal vai analisar”, comentou.

De acordo com Tebaldi, algumas receitas que deveriam entrar em 2008, foram contabilizadas somente este ano, entre elas estão a venda das contas-salário à Caixa Econômica Federal (R$ 2,4 milhões) e o repasse do Prodec (R$ 2,6 milhões). “Estamos justificando ao Tribunal de Contas que essas receitas se referem ao ano passado. Se nós contarmos essas duas receitas juntas o déficit cai para R$ 3,9 milhões (0,65% da receita ou 1,64 dias de receita da prefeitura).


Situação de emergência

A situação de emergência, decretada pela prefeitura no final do ano passado em virtude das cheias que atingiram o município, segundo Tebaldi, também deve ser considerada pelo Tribunal de Contas. “Eles excluem do déficit as contas que foram feitas de forma emergencial. Só que nós não temos o valor, não deu para separar, não dá para ver quanto que é no balanço”.

Para ele, os R$ 6 milhões que foram repassados pelo governo do Estado este ano são oriundos de um processo que foi montado o ano passado. “Se considerar as enchentes, você verá que o déficit ou de R$ 9 milhões, depois de R$ 4 milhões, mais essas receitas da Caixa e Prodec e os R$ 6 milhões, vamos ter um déficit equilibrado. Ressalto que isso se refere apenas à administração direta”, afirmou.

Sobre a polemica em relação aos números divulgados no inicio do ano pela atual gestão municipal, o ex-prefeito foi comedido: “No meu entender foi uma atitude irresponsável e prematura do governo atual anunciar um valor sem que o balanço estivesse fechado. Esse balanço quem fechou foi a atual administração. A nossa responsabilidade vai ser com o conteúdo, se foi cumprido o percentual constitucional da educação ou da saúde. O Tribunal vai analisar esse déficit também”, comentou.

Para o ex-secretário Nelson Corona, “tecnicamente o balanço está fechado. Eu não acredito que haja diferenças a considerar, particularmente não acredito que isso modifique o produto final, praticamente está fechado”, concluiu.

Saiba o que disse o ex-prefeito sobre outros temas:

Administrações indiretas "É possível que haja mais um déficit nas fundações e autarquias. Elas fazem a prestação de contas direto ao Tribunal e consolidam e depois. É possível que tenha um déficit no Hospital São José, em torno de R$ 8 milhões, não dá para saber direito. Mas ficaram R$ 34 milhões na Águas de Joinville. Se for levado tudo isso em consideração, teremos um superávit de R$ 15 milhões".

Assinatura do balanço "Espero que com este ato o governo deslanche, comece a trabalhar e não use mais argumentos que é por conta do não fechamento das contas que não dá para trabalhar, até porque tem dinheiro, principalmente por conta da entrada do IPTU, quase R$ 30 milhões nos três primeiros meses, na opinião do ex-prefeito".

CPI das contas "É muito bom que se instale essa CPI. Eu quero que tudo se esclareça porque os números estão aqui. Eu precisei entrar na Justiça para apressar a prestação de contas".

Sistema de informática "De fato o sistema atrapalhou, mas não é o principal motivo. O sistema é bom, tá funcionando bem em praticamente todos os setores da Prefeitura e é nosso. Tá certo que ele atrapalhou, mas não é o único vilão".

Fundema contrata equipe para limpeza dos cemitérios

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) contratou uma equipe para realizar o serviço de limpeza, retirada do lixo e roçada de áreas nos cemitérios de responsabilidade da administração municipal. A ação é emergencial.

Os trabalhos começaram na semana passada com o recolhimento do excesso de lixo acumulado no Municipal e seguiram para o Cemitério do Cubatão, onde foi feita a roçagem e capina do mato que tomava conta da área. No momento, a equipe está deslocada ao Nossa Senhora de Fátima dando continuidade ao cronograma de limpeza das dez necrópoles municipais.

O prazo para o término do serviço é no fim de abril quando sairá o Edital de Licitação que definirá a empresa para manutenção e conservação dos locais.Os cuidados com os túmulos envolvem familiaresAlém do mato e do lixo - que no Cemitério Municipal pode chegar a um caminhão por dia - outro grande problema encontrado nos cemitérios é o abandono de túmulos, por parte dos familiares.

As lápides, que não são de responsabilidades da administração municipal, ficam sem cuidados e contribuem com a sensação de desleixo no local. Nos sepulcros, os responsáveis pelo cemitério se limitam a pequenas ações para evitar a proliferação do mosquito da dengue, por exemplo. Desta forma, é essencial a participação dos familiares na manutenção dos jazigos de seus entes, na conservação da limpeza e desses espaços.

Morre ex-secretária de educação

Morreu nesta quinta-feira (19), a ex-secretária de Educação de Joinville, Solede Maria Frühstück. Ela esteve à frente do ensino na cidade no governo de Wittich Freitag, de 1987 a 1989. O corpo está sendo velado na capela do cemitério municipal e o sepultamento será nesta sexta-feira (20), às 15 horas.

Solede Maria faleceu em sua residência às 8h55, de uma doença neurológica crônica, diagnosticada há pouco mais de um mês. Aos 69 anos, ela deixa três filhos: Édelos Frühstück, Ronira Frühstück e Arilede Frühstück Miano.

Pedagoga, por mais de trinta anos lecionou na rede e foi diretora das escolas Anita Garibaldi e Max Colin.

Conurb vai contratar mais Agentes

A reunião do diretor-presidente da Conurb, Tufi Michreff Neto com o prefeito Carlito Merss e o secretário da fazenda, Márcio da Silva Florêncio, realizada na quarta-feira (18), deve surtir resultados positivos para ampliar o contingente de Agentes de Trânsito que hoje atuam em Joinville. Tufi assinou a prorrogação do concurso, realizado em 2007, por mais dois anos.

A intenção é contratar pelo menos os aprovados para as quinze vagas imediatas definidas no edital. "Estamos na dependência de recursos municipais.

Hoje, os 28 agentes que estão atuando em Joinville são remunerados pela própria Conurb, mas não temos condições de contratar novos profissionais com verba própria", ressalta Tufi.O Edital de 2007 permite estender até 10 vezes as 15 vagas iniciais.

Carlito já antecipou que pretende chegar a um total de 100 agentes durante seu mandato. A companhia adquiriu duas motocicletas para uso dos Agentes de Trânsito, entregues pelo prefeito em uma cerimônia rápida, também na quarta-feira, na Cidadela Cultural Antarctica.

A Conurb está negociando a doação de novos veículos com a Secretaria da Receita Federal.

Obras do contorno ferroviário começam em até um mês

As obras do contorno ferroviário em Joinville devem começar em 30 dias. A informação foi divulgada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), João José dos Santos, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional do Norte Catarinense, na tarde desta quinta-feira (19), em Joinville.

A obra, com 17,9 quilômetros, vai custar R$ 52,7 milhões. Santos também falou sobre a duplicação da BR-280, no trecho de 71,5 quilômetros entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. "Nossa intenção é licitar as obras neste ano para começá-las no início do ano que vem", disse. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, foi o anfitrião do encontro, que teve como objetivo debater as prioridades da região dos oito municípios de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) - Joinville.

Estiveram presentes prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e lideranças de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. O encontro foi presidido pelo secretário da SDR Joinville, Manoel Mendonça.

Carlito colocou o município à disposição da região para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. Elogiou a objetividade da reunião e ressaltou a importância de fóruns de discussões como esse.

Antes de encerrar o encontro, Carlito fez a entrega, a pedido do secretário da SDR, da ordem de serviço para a reforma geral da Escola de Educação Básica Dr. Paulo Medeiros, no bairro Adhemar Garcia. A obra será executada pela empresa MZ Construção e vai custar R$ 1,6 milhão.

Reunião no Vila Nova encerra o PPA Participativo

Cerca de 450 moradores, lideranças comunitárias e representantes de órgãos não governamentais participaram do último encontro do PPA Participativo, que abrange a região Oeste. A reunião do PPA (Plano Plurianual) já foi realizada no Aventureiro, no dia 16/3, abrangendo a região Norte, depois no dia 17/3, no Paranaguamirim, para a região Sul e no Comasa, no dia 18/3 para a região Leste.

O último dos quatro encontros foi realizado na quadra de esportes coberta da Escola Municipal João Valentim da Rocha, na rua 15 de novembro, no bairro Vila Nova. Jovens, adultos e crianças acompanharam a reunião, que começou animada por um grupo de violeiros, indicados pela Fundação Cultural de Joinville. O bom tempo e a temperatura agradável auxiliou os trabalhos dosservidores municipais que preparam o local para a comunidade. Os moradores começaram a chegar por volta das 19 horas, apesar da reunião estar marcadapara iniciar às 19h30.

O prefeito Carlito Merss abriu as discussões com a comunidade, abordando a importância do encontro, "que muda a maneira de administrar a cidade e democratiza as ações do poder executivo, ouvindo as opiniões e os anseios da comunidade, de maneira muito simples e direta". 13 representantes dos bairros: Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos, Vila Nova e até do Costa e Silva expuseram suas opiniões. "Nunca vi nada igual. Acho muito bom que a prefeitura ouça a voz do povo.

Antes, os governantes só vinham aqui para pedir voto, mas nunca para nos ouvir", disse o ferramenteiro e morador do bairro Vila Nova, Antônio Amorim. Após a comunidade apresentar suas 42 sugestões, o prefeito encerrou a apresentação explicando a viabilidade ou não das principais reivindicações. Sobre o binário do Vila Nova, o prefeito foi sincero. "Enrolaram vocês. Não tem dinheiro da Prefeitura para esta obra. E ela ainda tem problemas.

O projeto original só vai até a metade e não resolve. Estamos estudando uma saída mais inteligente. Nossa proposta é uma ligação mais ampla, até a BR 101, duplicando o trecho e oferecendo mais segurança". Com relação a Estrada Blumenau, Carlito disse que a Prefeitura vai precisar contar com aparceria do Estado e de R$ 360 mil para executar a obra. Como boa notícia, Carlito anunciou a inauguração da primeira praça de lazer para a terceira idade de sua gestão, a ser inaugurada no dia 3 de abril, anexo ao prédio da Secretaria Regional do Vila Nova.

Carlito disse ainda que, neste ano, está iniciando o processo de reestruturação da Fundação 25 de julho, onde somente pessoas técnicas estarão trabalhando para todos. "Não será mais um espaço onde as pessoas faziam tudo, menos ajudar e conversar com os agricultores. É óbvio que nós não vamos conseguir realizar tudo. Mas quando nós estivermos discutindo oorçamento, estas sugestões serão todas avaliadas". Sobre o drama das enchentes, o prefeito disse: "temos de entender que toda esta região do Vila Nova e Morro do Meio era há muito tempo atrás alagadiça, cheia de plantaçãode arroz. As áreas mais altas ficaram na mão de quem tem dinheiro.

O povo ocupou as áreas piores. Tanto é que hoje nós temos 10 mil famílias morando nos mangues em Joinville. Ainda bem que havia a cota 40, que impossibilitou a ocupação maior dos morros e evitou tragédias maiores nas enchentes do final do ano". No final, Carlito adiantou que todas as obras viárias, por determinação federal, deverão contemplar ciclovias. "A região Oeste mudou seu perfil de área agrícola nos últimos 30 anos. Por isso ela merece mais atenção e investimentos, principalmente na infra-estrutura?, disse o prefeito.

Apartir do dia 30 de março, este debate será iniciado na Câmara de Vereadores de Joinville. A comunidade ouviu ainda que "de nada adianta incluir uma obra no orçamento, se ela não estiver incluída no PPA. Por isso a participação popular é tão importante".

Definidos membros da primeira CPI de 2009

Um dia após a instalação da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito desta Legislatura, os partidos indicaram na sessão ordinária desta quinta-feira os membros. Eles marcaram reunião para segunda-feira, às 15h, para definir o presidente e o relator.

Fazem parte da CPI os vereadores Manoel Francisco Bento (PT), Tânia Maria Eberhardt (PMDB), Lauro Kalfels (PSDB), Alodir Alves de Cristo (DEM), Juarez Nicásio Pereira (PPS, representando os partidos minoritários).

A instalação da comissão foi proposta por requerimento do vereador Osmari Fritz, acatado ontem pelo Plenário da Câmara. Os assuntos a serem investigados dizem respeito, principalmente, a questões financeiras da administração municipal passada.

Poderão ocupar a pauta supostos cancelamentos de empenhos, créditos adquiridos do Prodec e que não teriam sido repassados e, ainda assim, contabilizados, a situação de emergência em novembro e dezembro de 2008, a operação do sistema de informática, a demora do fechamento do balanço contábil do exercício passado, o suposto rombo financeiro, a demissão do contador José Carlos de Souza, a venda das contas dos servidores para a Caixa Econômica Federal por R$ 5,9 milhões, a vinda para Joinville de técnicos do Tribunal de Contas, as restrições de repasses federais e estaduais por causa do não fechamento do balanço de 2008.

Câmara cria CPI das contas públicas

A Câmara de Vereadores de Joinville instalou na tarde da última quarta-feira sua primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Os parlamentares vão analisar os motivos que fizeram com que as contas da gestão 2008 ainda não estejam fechadas junto ao Tribunal de Contas do Estado, que já havia prolongado a data de entrega do balanço para o dia 2 de março.

De acordo com o requerimento do vereador Osmari Fritz, acatado pelo plenário da Câmara logo no começo da sessão do último dia 18, os assuntos a serem analisados dizem respeito, principalmente, a questões financeiras da administração municipal passada.

No inicio do ano, a prefeitura havia reunido a imprensa para expor a situação das contas do município, classificadas como preocupantes, segundo o prefeito Carlito Merss. Sem ter os números do exercício passado em mãos, o prefeito alegou na época que governava no escuro, sem ter como executar o orçamento de 2009.

Outros assuntos também podem dominar as discussões, tais como cancelamentos de empenhos, créditos adquiridos do Prodec e que não teriam sido repassados e, ainda assim, contabilizados, a situação de emergência em novembro e dezembro de 2008, a operacionalidade do sistema de informática da prefeitura, a demora do fechamento do balanço contábil do exercício passado, o suposto rombo financeiro propalado pela imprensa, a demissão do contador José Carlos de Souza, a venda das contas dos servidores para a Caixa Econômica Federal por R$ 5,9 milhões, a vinda para Joinville de técnicos do Tribunal de Contas, as restrições de repasses federais e estaduais por causa do não fechamento do balanço de 2008.

A proposição da CPI é do vereador Osmari Fritz (PMDB). A formação da comissão está definida e contará com um parlamentar de cada um destes partidos: PMDB, PSDB, DEM, PT, e mais um das bancadas de minoria (PP, PSL, PDT e PPS). Dentro de alguns dias serão conhecidos os vereadores indicados por cada agremiação e pelo bloco minoritário. A partir disso, as investigações poderão ser iniciadas.

Carlito sobe a água e decepciona aqueles que votaram na mudança

Mesmo sabendo que Joinville pratica a tarifa de água mais cara entre as cidades que tem o serviço municipalizado, prefeito cede aos apelos da Amae

Ao conceder aumento de 6,41% nas tarifas de água e esgoto, o prefeito Carlito Merss (PT) começa a acumular desgastes, decepcionando os eleitores que votaram por mudanças nas últimas eleições municipais.

Na tarde da última terça-feira (17), em reunião na Comissão de Finanças da Câmara, a Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae) confirmou o pedido de reajuste de 6,41% nas tarifas, sendo que a decisão estaria praticamente sacramentada por Carlito.

Pela proposta da Amae, a tarifa residencial passaria de R$ 19,98 para R$ 21,26, a comercial aumentaria de R$ 29,35 para R$ 31,23. A questão está no aumento da famigerada tarifa social – destinada a consumidores de baixa renda – que passaria de R$ 9,55 para R$ 10,16. Os novos valores seriam cobrados a partir de abril.

A intenção de reduzir o valor cobrado pela água era uma de suas principais bandeiras. Durante a última campanha eleitoral, Carlito Merss prometeu "reduzir a tarifa social para preços simbólicos". No segundo turno das eleições, Merss abraçou a proposta do deputado estadual Kennedy Nunes (PP), que provou que as tarifas cobradas em Joinville eram as mais altas do Estado considerando somente as empresas municipais e que portanto poderiam ser reduzidas.
A justificativa para o aumento, segundo a Amae, é que a Cia Águas de Joinville tem que fazer frente a vários investimentos em abastecimento e saneamento e que dependem de financiamento internacional.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito Carlito Merss, mas até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia retornado para confirmar ou não o aumento pretendido pela Amae.

Tango em Joinville

Espetáculo revela um novo olhar sobre uma das danças mais fantásticas do mundo.

A Cia. Tango XXI, com o espetáculo "Tango a Tierra", estará em Joinville no dia 25 de março, às oito e meia da noite, no Teatro Juarez Machado. O show reúne no mesmo palco 17 bailarinos e músicos em montagem que conta a história do Tango dos anos 30 até hoje.

A dupla Guillermo Salvat & Silvia Grynt, que criou e dirige o Tango a Tierra, é reconhecida como uma referência no mundo do Tango percorrendo vários países para apresentar o Tango e suas diversas facetas.

Aqui no Brasil o espetáculo vai a Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora. A empresa Buschle & Lepper patrocina, pela Lei Rouanet, o show em Joinville, que tem a assinatura da produção local de Albertina Tuma. Conta ainda com apoiadores dentre os quais: Cia. Fabril Lepper, Zquattro, Som Maior. No final do espetáculo, a platéia será presenteada com um coquetel a base de vinhos, oferecido pela Companhia das Delícias.

Os ingressos estarão à venda na Loja Fórum do Shopping Mueller, a partir do dia 13/03.

O que esperar do Tango a Tierra

Emoção, riqueza de detalhes, figurinos e cenários incríveis, músicos e bailarinos do primeiro time já seriam motivos suficientes para levar uma multidão ao Teatro Juarez Machado no dia 25. Mas, não é apenas isso. O espetáculo apresenta os diferentes estilos do Tango mostra os lugares mitológicos onde o tango nasceu e cresceu, o repertório clássico e ortodoxo, assim como a fusão e a heresia. A música e o canto estão também presentes, interpretados por excelentes jovens talentos formando uma orquestra típica de oito integrantes. Neste clima, o Tango, centenário, continua reinventando-se, passando de geração em geração, sempre vivo e jovem.

EDITORIAL: O prefeito e Maquiavel

O filósofo Nicolau Maquiavel tornou-se famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder.

Nascido na Itália, em 1469, Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república florentina, onde permaneceu por catorze anos. Deixou entre outras, a obra-prima "O Príncipe", onde expõe as suas ideias que pôs em prática. Para Maquiavel, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral.

Entre as lições ensinadas por Maquiavel, uma se destaca desde o seu lançamento no século XV: "Faça as maldades todas de uma só vez e os benefícios pouco a pouco para que sejam melhor saboreados".

A notícia de que o prefeito Carlito Merss já teria concordado com o aumento de 6,41% na tarifa de água a partir de abril segue um roteiro maquiavélico. A empresa Águas de Joinville tem cobrado a tarifa mais cara do Estado entre as empresas municipalizadas. Tem cerca de R$ 11 milhões em caixa, mas, quase R$ 20 milhões que não foram utilizados no ano passado.

Enquanto o governo federal busca alternativas para livrar os brasileiros dos efeitos nefastos da crise, dilatando o prazo de impostos, reduzindo o IPI dos veículos, o Imposto de Renda e os juros nos bancos oficiais, aqui se penaliza uma cidade inteira, aumentando a tarifa de água, que entre as municipalizadas é a mais cara de Santa Catarina.

Para aqueles que têm esperança de que Carlito faça mudanças no jeito de administrar a cidade, este aumento vem como um balde água fria. Uma água cara demais para todos os joinvilenses.

CRACK: o caminho das pedras

Em Joinville, como nas demais cidades brasileiras, a droga disseminou-se de forma devastadora. Usuários têm vida reduzida e na sua maioria mal chegam a completar 30 anos

Os pés descalços, as mãos queimadas e calejadas, o estado de indigência, o envolvimento no mundo do crime e a curta expectativa de vida. Essas são algumas características de quem cai no vício do crack – classificado como a pedra da morte – para alguns.

Difícil não associar o consumo de crack a um caminho sem volta. O crack é a droga de maior poder de destruição atualmente, facilmente encontrada e disseminada entre a população de baixa renda do país.

A droga é derivada da planta de coca, produzida do que sobra do refinamento da cocaína ou da pasta não refinada misturada com bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato de sódio torna possível a queima da droga com o auxílio de cinzas de cigarro ou cigarro de maconha, colocadas junto ao crack no cachimbo ou improvisadas em latinhas de bebida.

O consumo de crack causa destruição dos neurônios e provoca a degeneração dos músculos do corpo, o que dá uma aparência esquelética ao usuário: ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes. O crack eleva a temperatura corporal, podendo provocar acidente vascular cerebral. São comuns relatos de usuários que vêm a óbito depois de fazer uso da droga, associando-a com bebidas alcoólicas.

Em Joinville, como nos demais municípios brasileiros, a droga – que chegou ao país em meados dos anos 90 - disseminou-se de forma devastadora. Como no resto do país, o consumo deste tipo de entorpecente é associado à maioria dos casos envolvendo homicídios e outros crimes, destruindo famílias e reduzindo a expectativa de vida de muitos jovens, que na sua maioria morrem antes de completar 30 anos, seja por overdose, por assassinato praticado por traficante ou em confrontos com a policia após envolvimento com o crime.

Avanço do crack tem relação direta com aumento de homicídios e crimes

O abalo psicológico e os gastos necessários para manutenção do vício são dois elementos do consumo do crack que potencializam o flerte do usuário com as ações criminosas. A maior parte dos usuários são jovens de classes sociais mais baixas, segundo o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Luis Sapori. "Isso gera um tipo de violência mais intensiva, consistente e perversa do que a cocaína e a maconha."

O psiquiatra Félix Kessler, que realiza pesquisas sobre o consumo de crack no Rio Grande do Sul, confirma a relação preocupante entre o consumo de crack e a violência. "Os danos familiares, sociais e profissionais que essa droga causa, a violência que ela gera, levando às vezes o indivíduo para a criminalidade, preocupam muito. Os pacientes se tornam mais agressivos e, no desespero do uso da droga, temos visto meninos indo para criminalidade e meninas se prostituindo em troca da pedra", relata Kessler.

"O problema da disponibilidade de armas junto com o crack, nas áreas pobres, é muito grave. Não é só o crime contra a propriedade, mas o crime contra a vida. A combinação destes elementos é explosiva", ressalta o coordenador do Núcleo de Pesquisa em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Luiz Ratton.

A obsessão pelo consumo gerada pelo crack também preocupa policiais. "O usuário do crack faz o que for possível para comprar a droga. A droga domina o ser humano de uma forma que ele está pouco ligando se vai ser preso. Se não tiver uma repressão muito forte, repercute principalmente nos crimes contra o patrimônio", diz o chefe da Coordenação de Repressão às Drogas da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado João Emílio de Oliveira.

É possível vencer o crack

É possível, sim, se livrar do vício do crack e dar a volta por cima. A prova vem do coordenador do Centro Terapêutico Vale da Luz, Neri Pauli Nunes, 38 anos. Há cerca de dois anos era fácil encontrá-lo pelas ruas centrais de Joinvile pedindo esmolas para sustentar o seu vicio.

Totalmente recuperado, Neri hoje é exemplo para os "alunos" – como são chamados os internos do centro. Sem nenhum tipo de constrangimento em tratar do assunto, de forma esclarecedora, ele confessou que o crack o havia levado ao fundo do poço, mas foi justamente a consciência de chegar a um beco sem saída que fez com que ele pedisse ajuda.

O retrospecto de Neri é típico de qualquer jovem que é apresentado ao perigoso mundo das drogas. Natural de Catanduvas (PR) e filho de agricultores, a família se mudou para Joinville em 1987, quando Neri tinha 16 anos.

"Eu fiz muitas amizades rapidamente e através dessas amizades que aos 17 anos entrei no mundo das drogas", comentou. Ele lembra que começou com o álcool, na seqüência foi a cocaína", conta. Neri ressalta que nessa época, trabalhava e sustentava o seu vício com seu salário.
Ainda aos 18 anos, casou e teve filhos. O casamento não foi suficiente para acabar com seu vicio. Gastava grande parte do salário com drogas, tinha comportamento agressivo e passou a desprezar os conselhos dos pais.

Fila aumenta a cada dia

O presidente do Centro Terapêutico Vale da Luz, Gilmar Francisco Cabral, afirma que a fila para novos atendimentos é grande e aumenta a cada dia. "O crack é realmente um caso de saúde pública e de segurança pública. Muitos jovens morrem por não terem acesso a tratamentos", afirma.

Segundo Cabral, os relatos são dramáticos. "Alguns chegam aqui chorando, dizendo que estão no fundo do poço. Semana passada, ouvi um testemunho de um rapaz que disse que se ele ficasse mais um dia na rua, iria ser morto. Ele implorou para ser internado. Acredito que falta mais apoio dos governos e uma campanha permanente de prevenção nos meios de comunicação", comenta.

O Centro Terapêutico Vale da Luz localiza-se na Estrada Salto 1, no bairro Vila Nova, e abriga cerca de 25 alunos e destina oito vagas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A duração média de cada tratamento é de cerca de nove meses. "O primeiro mês é o mais crítico para o aluno. Muitos têm crise de abstinência. Aí entra o trabalho de orientação espiritual", complementa o coordenador Neri Pauli Nunes.

Um caminho sem volta

Em 2002, um colega abriu as portas para um caminho quase sem volta: o crack. Neri lembra que em apenas um mês de uso, a nova droga havia virado sua vida de cabeça para baixo. Ele perdera o casamento e o emprego, perambulava pelas ruas e, em poucos dias, estava pedindo esmolas e dormindo em construções.

"O crack é uma droga terrível, cheguei a ficar 15 dias acordado e sem comer, emagreci tanto que sofri preconceito por acharem que eu estava com HIV. Mas eu nem dava bola para isso, não tinha mais controle sobre mim. A droga rouba todo o seu sentimento", completa.

No momento mais dramático de sua vida, Neri comenta que chegou a praticar crimes para satisfazer seu vício. Foi em uma audiência na Justiça que ele sentiu que precisava mudar de rumo. O juiz, segundo ele, havia comentado que o crack era um caminho sem volta e que dificilmente alguém teria recuperação.

"Quando ouvi aquilo, senti que era o momento de provar a mim mesmo que conseguiria parar. Tive humildade, pedi ajuda e através do Projeto Sentinela, fui encaminhado para tratamento aqui no Centro Terapêutico Vale da Luz. Hoje em dia sou outro homem, dou valor à vida e ajudo outras pessoas a largar o vício das drogas", afirma.

Amigos são a principal porta de entrada

Existe uma porta de entrada para todos os lugares e essa porta de entrada é aberta sempre pelo melhor amigo. "Se um estranho oferece algo a você, a tendência é de rejeitar, mas quando a oferta parte de seu amigo, aceitamos com mais facilidade". Esse é o pensamento do coordenador do Centro Terapêutico Vale da Luz, Neri Pauli Nunes.

Ele faz um alerta aos pais para acompanharem mais de perto quem são as pessoas que fazem parte do círculo de amizade dos filhos. "Geralmente é na escola que tudo começa. Os pais têm que estar mais conscientes, mais presentes na vida dos filhos, para evitar que eles tenham contato com as drogas. "As conversas devem ser francas sobre o assunto. A família tem que dialogar. Se não houver diálogo, muitos jovens vão procurar respostas nas ruas. É aí que mora o perigo", afirma.

A terapeuta educacional Aniara Lennert constata que a dependência química está chegando cada vez mais cedo. "Prevenção nunca é demais", afirma. Nos dois encontros semanais com os alunos do centro, ela trabalha a conscientização. "Não sabemos todas as respostas, por isso também aprendemos muitos com os alunos daqui. Nós sabemos apenas na teoria, eles sabem na prática", afirma.

Aniara ressalta que a dependência química é uma doença progressiva, que pode ser fatal. "A dependência química marginaliza a pessoa e como doença ela deve ser tratada", finaliza.